terça-feira, 11 de setembro de 2012

Caucaia: Nasce primeiro filhote de urubu-rei em cativeiro do CE

Considerada de rara beleza, a espécie tem colorido especial e vive em família até o primeiro ano da cria
UrubureiCasal de urubu-rei do criadouro da Fazenda Haras Claro. A espécie vive cerca de 40 anos e atinge a maturidade sexual com dois a três aos de idade. Na natureza, sobrevoa a 400 metros de altura fotos: José Leomar
Fortaleza O primeiro filhote de urubu-rei criado em cativeiro, no Ceará, nasceu na Fazenda Haras Claro, em Caucaia. De propriedade do empresário Cláudio Rocha, a fazenda é Criadouro Comercial de Fauna Silvestre, Nativa e Exótica desde 2004, conforme licença do Ibama. O filhote vai completar dois meses de nascido na próxima quinta-feira e passa bem, conforme a veterinária Rochele Araújo, e a zootecnista Suzete Bastos, que monitoram a criação.
A fazenda tem um casal da espécie que veio de apreensões feitas pelo Ibama e transferido para o criadouro. A fêmea já está lá desde 2003, e o macho chegou em 2005. O urubu-rei vive cerca de 40 anos e destaca-se pela sua beleza. Na natureza, merece a classificação de rei porque é o primeiro a se servir na carcaça, por possuir um bico bastante forte e resistente que abre a carne entre os ossos com facilidade. As demais espécies de urubus se servem do que sobrou.
Segundo explica Suzete Bastos, até o primeiro ano do filhote, a espécie vive em família. Tanto o macho como a fêmea cumprem a função de alimentar a cria. Em cativeiro, os adultos comem carne fresca. Se servem primeiro e depois regurgitam para alimentar o filhote. A alimentação é servida diariamente. Mas quando já estiverem todos adultos, voltam à rotina do criadouro, com a dieta de duas a três vezes por semana.
Desenvolvimento
Urubureifilhote
O filhote completará dois meses de nascido na próxima quinta-feira. Está passando muito bem e depende dos país para se alimentar
O urubu-rei atinge a maturidade sexual com dois a três anos de idade. De janeiro a dezembro, fazem a postura, geralmente, de apenas um ovo. O período de incubação permanece de 53 a 58 dias. Até um ano, o filhote fica junto dos pais. Seu peso é de 1,5kg em média. Após adulto, a ave chega a 3kg, com uma altura de 64cm.
A sua beleza também completa-se quando está com as asas abertas, atingindo uma envergadura de 1,80m de uma ponta a outra. “É uma espécie bem bonita mesmo”, afirma Suzete Bastos, destacando que o criadouro cumpre a função de combater o tráfico de animais e orientar os interessados a adquirirem as espécies apenas de estabelecimentos licenciados pelo Ibama.
A veterinária Rochele Araújo explica que, anteriormente à criação do Centro de Triagem (Cetas) do Ibama, os animais apreendidos, normalmente, eram encaminhados diretamente aos criadouros e zoológicos, que possuíam as instalações e recintos adequados ao recebimento das diversas espécies, como a Fazenda Haras Claro. Mas desde 2008, com a inauguração do Cetas Ceará, os animais provenientes de diversos locais, tais como apreensão em feiras (tráfico), entrega espontânea, atropelamentos, resgate em áreas de desmatamento etc, são mantidos pelo Ibama.
No Cetas, a destinação para soltura, transferência, criadouros ou zoológicos é realizada seguindo diversos critérios.
“No início das atividades do criadouro em 1999, que estava classificado como Criadouro Conservacionista, a quantidade de animais recebidos diretamente das apreensões era muito maior, devido aos motivos citados. Com o tempo, estando os recintos ocupados, com a estabilização do plantel, e todo um trabalho de seleção de casais, iniciaram-se os nascimentos em cativeiro. Daí solicitou-se ao Ibama a mudança de categoria de Criadouro Conservacionista para Criadouro Comercial de Fauna Silvestre Nativa e Exótica, conseguida em 2004″, explica.
Ela destaca que, em nenhuma hipótese, a fazenda vende animais oriundos de apreensão do Ibama, pois estes se destinam tão somente à reprodução e à conservação da espécie. “Outro critério observado é que, se o animal estiver na Lista de Ameaçados de Extinção do Ibama, só poderemos vender a segunda geração nascida em cativeiro”.
Criadouro possui variedade de aves e mamíferos
TucanoTucano e camelo estão entre as espécies mantidas no criadouro. Todo o trabalho é autorizado pelo Ibama, que segue legislação pertinente para a atividade. Veterinária e zootecnista acompanham a criação
Fortaleza A Fazenda Haras Claro é destaque nacional na criação de cavalos da raça Quarto de Milha. Mas também é referência como Criadouro Comercial de Fauna Silvestre, Nativa e Exótica licenciado pelo Ibama. Além dos exemplares de urubu-rei, possui cerca de 97 aves das espécies araras azul, vermelha e canindé, maracanã, papagaio do congo, tucano, gavião real, faisão, entre outras.
Também possui 20 espécies de mamíferos tais como camelo, veado catingueiro, anta, capivara, queixada e algumas espécies de antílopes como cervos.
O criadouro comercial vende para todo o País, mas somente as espécies autorizadas pela legislação pertinente.
A veterinária Rochele Araújo explica que, atualmente, as espécies recebidas pelo Ibama se dá para pareamento de indivíduos que estão solteiros, com fins de reprodução, não mais para formação de plantel. Para solicitação, a fazenda envia ofício ao Ibama, informando a necessidade da formação de casais para os indivíduos solteiros.
Como o Ibama regional está em contato com o Centro de Triagem (Cetas) local e outros Cetas do Brasil, havendo disponibilidade das espécies requeridas, o criadouro poderá ou não recebê-las. “A decisão de destinação é determinada por vários critérios técnicos definidos pela Comissão de Destinação do Ibama”.
Este procedimento ocorre da mesma forma para todos criadouros e zoológicos com Cadastro Técnico Federal (CTF) junto ao Instituto Brasileiro.
O plantel de animais da fazenda também pode servir de objeto de estudo para universitários de áreas como Medicina Veterinária e Zootecnia.
Toda a atividade de criação e comercialização é informada ao Ibama, através de Relatório Anual, com especificação da espécie, quantidade, número de marcação individual e dados cadastrais do comprador
Mais informações:
Fazenda Haras Claro
Rodovia BR-020, Km 381, Bom Princípio, Caucaia
( 85) 8739.8125/ 9995.0238. http://www.fazendaharasclaro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário