quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Debates de ações para Fortaleza e Caucaia

Os prefeituráveis de Caucaia participam, hoje, do segundo debate online no Estado, promovido pela TV DN

Na noite de ontem, oito dos dez candidatos a prefeito da Capital participaram do debate realizado pela Rede TV para discutir as propostas dos pleiteantes para tentar solucionar problemas enfrentados atualmente pela cidade FOTO: KID JÚNIOR

A TV DN, webtv do Diário do Nordeste, realiza, hoje, ao vivo, às 10 horas, mais um debate online nas Eleições 2012. Desta vez, a troca de ideias e propostas acontecerá entre os candidatos a prefeito do município de Caucaia, que detém o segundo maior eleitorado do Estado. Candidatos a prefeito de Fortaleza também apresentam suas propostas em uma série de debates que vem ocorrendo nos últimos dias. Ontem, prefeituráveis da Capital participaram do debate realizado pela Rede TV.

O debate promovido, hoje, pela webtv do Diário do Nordeste, será o segundo debate transmitido pela internet no Estado, através da página oficial da TV DN. Os prefeituráveis deverão discutir possíveis soluções para os problemas da cidade em quatro blocos que, juntos, terão duração de 85 minutos.

Até ontem, estava confirmada a presença de seis dos sete candidatos a prefeito de Caucaia ao debate da TV DN, que ocorrerá no estúdio da TV Diário. Apenas Inês Arruda (PMDB) justificou sua ausência, pois já havia uma reunião agendada com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Amarílio Melo (PRTB), Edson Silva (PPL), Juscelino (PSOL), Naumí Amorim (PSL), Dr. Washington (PRB) e Paulo Gurgel (PSDB) confirmaram a participação no debate da TV DN. "Pela primeira vez, haverá, em Caucaia, um debate em nível de um meio de comunicação tão importante", disse Amarílio Melo.

Perfil

Já Edson Silva acredita que participar do debate é uma forma de fazer suas propostas chegarem a um número maior de pessoas. "Esse debate irá possibilitar para a população de Caucaia conhecer quem são os candidatos, seu perfil, qual o comprometimento com a sociedade, além de discutir as propostas reais para a cidade", declarou. Enquanto isso, Jucelino espera discutir propostas com os demais concorrentes.

Atual prefeito de Caucaia, Dr. Washington considera o debate através da internet uma realização democrática e em sintonia com a dinâmica social. Já o candidato Paulo Gurgel (PSDB) avalia que a sua participação no debate de hoje será positiva. "É muito importante que as pessoas conheçam as propostas de cada um de nós", disse.

Sistemática

O primeiro bloco é destinado à apresentação dos candidatos e à apresentação de propostas centrais, enquanto, no segundo, os pleiteantes deverão questionar uns aos outros sobre as ideias para governar a cidade. Durante o terceiro bloco, eles deverão responder perguntas enviadas pelos internautas através do perfil do Diário Online na rede social Facebook. Até agora, 20 questionamentos foram selecionados. Para o último bloco, estão previstas as considerações finais de cada prefeiturável.

O primeiro debate online foi realizado pela TV DN com os candidatos a prefeito de Fortaleza, em julho. Assim como nesta ocasião, os internautas poderão interagir e fazer questionamentos, mas as perguntas não devem ser direcionadas a um candidato específico. Isso porque tanto a ordem de pronunciamento quanto as perguntas serão sorteadas no momento da discussão. Para interagir, os internautas devem acessar o Facebook ou o Twitter do Diário do Nordeste, neste último utilizando a hashtag #debatediario.

Na Capital

Em Fortaleza, o candidato Heitor Férrer irá apresentar, hoje, suas propostas na Câmara Municipal de Fortaleza.

A ideia de realizar debate dos candidatos a prefeito entre os parlamentares no Legislativo Municipal, evento do qual Heitor participa hoje, foi do presidente da Mesa Diretora da Casa, Acrísio Sena (PT). O projeto, entretanto, tem tido pouca adesão por parte dos vereadores. Apenas no último evento, ocorrido na quinta-feira passada, e que teve a apresentação do candidato a prefeito pelo PT, Elmano de Freitas, houve uma participação mais atuante dos parlamentares, pelo menos dez participaram. Nos demais eventos, com os outros postulantes, poucos estavam em plenário. Somente o próprio presidente Acrísio participou de todos os encontros, para discutir projetos para uma cidade melhor.

Apresentações

Além de Heitor Férrer e de Elmano de Freitas, já participaram do evento os candidatos Marcos Cals, Francisco Gonzaga, André Ramos, Inácio Arruda e Renato Roseno. Moroni Torgan (DEM), Valdeci Cunha (PRTB) e Roberto Cláudio (PSB) se apresentam nas próximas semanas.

Além de explanarem propostas, os candidatos também respondem a questionamentos de vereadores, de entidades da sociedade civil e da população em geral. As regras que regem a apresentação das propostas foram acordadas entre a Câmara, os partidos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Ministério Público (MP) Eleitoral. Alguns vereadores chegaram a reclamar do modelo, mas Acrísio Sena argumentou o evento é feito para mostrar os candidatos e não os parlamentares.

Além dos eventos citados, os prefeituráveis da Capital foram convidados pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindfort) para discutir propostas para os trabalhadores do município. O debate promovido pelo órgão será reazado ainda hoje, às 18h30. Embora haja espaço para discutir propostas em geral, o evento é voltado para que os candidatos apresentem as suas ideias e proposições para os servidores públicos do Município de Fortaleza.

Hoje, é a vez do candidato pedetista, Heitor Férrer, apresentar suas propostas para os vereadores na Câmara Municipal

Além disso, os prefeituráveis foram convidados pelo Sindfort para discutir propostas para os servidores públicos do Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário