sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A saudade de Chico Bill

Com o título “Chico Bill – O Homem do Forró”, o promotor de justiça Ricardo Rocha manda artigo para o Blog lamentando a morte desse empresário de bandas que, no último domingo, morreu vítima de acidente automobilístico. Confira:
De repente, somos tomados de surpresa com a partida do grande Chico Bill. Amigo que aprendi a admirar no decorrer de 13 anos de convivência. Homem de trato amável ao ponto de fazer inveja às figuras mais finas da sociedade, mas, firme como uma rocha na hora de defender suas convicções. Trabalhador, nem se fala. De sol a sol, construiu um império. Não o império que a maioria dos homens busca, mas, o império do bem querer, do amor, da alegria, da amizade e principalmente da humildade, ensinamentos do arquiteto do universo, Deus Nosso Senhor Jesus Cristo. Através dessas atitudes, ele conquistou o respeito e a admiração de todo o povo cearense.
Sempre gostei de ouvir sua história, passagens alegres, passagens tristes, e tudo sempre permeado pela tenacidade e pela valentia para vencer os desafios da vida. Sua retidão na maneira de viver foi retribuída pelo criador com o alcance dos píncaros da glória, que, de tão humilde, nunca almejou. Glória que o fez um dos homens mais conhecidos do Estado e acerca disso, guardo comigo um fato que, meu filho, seu genro, me contou.
Advogado, caminhava com o Chico Bill nos corredores do Fórum Clóvis Beviláqua e todas as pessoas cumprimentavam o “Rei do Forró”. Chico Bill, na sua brincadeira de sempre, perguntou: “Que é isso macho, o trabalho é teu e o povo só fala comigo?” Esse era o Chico Bill: alegre, brincalhão e uma máquina para trabalhar. Apaixonado pela sua Caucaia, levou o nome do município e a fibra do povo caucaiense aos quatro cantos do Brasil, através das suas bandas de forró, especialmente o Forró Real cujo símbolo – a sanfona dourada, carregava no peito com muito orgulho. Sem dúvida, o município de Caucaia deve muito a Chico Bill. Caucaia que, triste, decretou luto oficial com bandeiras a meio mastro. A Assembleia Legislativa também, através do deputado Sérgio Aguiar, aprovou para os anais da casa votos de pesar pela grande perda. Não só as trombetas, mas, principalmente as sanfonas tocaram a todo vapor para recebê-lo no céu. Não se fala em outra coisa no estado do Ceará, senão a partida do maior ícone do forró.
Resta-nos cultuar sua memória e continuar seguindo seus princípios, na esperança de que, como ele, consigamos brindar aos que nos rodeiam, com alegria, humildade, lealdade, caridade, honestidade, amor, dedicação e, acima de tudo, dar continuidade ao que ele construiu com tanto suor, a FAMÍLIA REAL.

Promotor de Justiça e Professor da UNIFOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário