sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Refinaria Premium: Petrobras solicita licença para construção de píer

Empresa comunicou que requereu junto à Semace licença prévia para a construção de um píer, que irá auxiliar no transporte de equipamentos para as obras de instalação da Premium II, no Pecém


A Petrobras comunicou, ontem, que requereu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) licença prévia para construção de um píer que irá auxiliar o transporte de equipamentos de grande porte para a construção Refinaria Premium II, a se instalar no Pecém. Segundo o comunicado, o píer será formado por plataformas ligadas ao continente por ponte, até rampa de interligação a estrada de placas.

Para o gerente de Estruturação do Negócio da Refinaria Premium II, da Petrobras, Raimundo Lutif, a solicitação da licença é mais um passo na construção da Refinaria no Ceará. “Estamos executando várias ações ao mesmo tempo. O píer é mais um ponto que a Petrobras está focando. Para a construção são várias preliminares, que vão desde requerimentos de licitações a execuções práticas da obra”, comenta Lutif.

Mesmo sem um parceiro para a construção, ele destaca que a Petrobras segue fazendo ações na construção da Refinaria. “Ao contrário do que as pessoas pensam, não tem nada parado. A Petrobras sempre avança nas suas ações, e esse caso não é diferente”.

Na opinião do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, a Petrobras segue demostrando interesse em executar a obra. “Entendo que as coisas estão começando a acontecer dentro do aspecto de execução da obra, nossas expectativas seguem sendo positivas”, diz.

O senador Inácio Arruda (PCdoB), cujo seu partido está na cúpula da Agência Nacional de Petróleo (ANP), disse que observando o momento atual da Petrobras, onde a estatal está com sua produção limitada, o início e a conclusão das obras são de suma importância para a geração de lucros da empresa. A Petrobras tem que expandir seus negócios para conseguir ainda mais lucros. É importante para o Ceará, mas a Refinaria Premium II passa a ser estratégica para a empresa também”.

Além do Ceará, a estatal está construindo outras três refinarias no País. Em visita ao Maranhão, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse, nesta que a refinaria Premium I, prevista para ser construída no Maranhão, demandará investimentos de R$ 45 bilhões. Segundo ele, o montante equivale a quatro vezes o orçamento do Estado.

Procurado pelo O POVO, a Semace disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que o pedido da Petrobras ainda não foi protocolado pelo órgão. Segundo a Semace, após o recebimento do requerimento, técnicos farão a vistoria do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário