terça-feira, 19 de maio de 2015

Caucaia intensifica campanha de vacinação contra a gripe


Devido à vacinação contra a gripe, no Ceará, está bem abaixo da média nacional, a Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Saúde, intensifica a campanha de imunização da doença, nesta cidade. Porém, para que esse trabalho obtenha sucesso, é essencial que o povo compareça aos postos de saúde.

A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira, 22, e o Ceará imunizou apenas 19% do público alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, foram vacinadas 343.644 pessoas no Estado, enquanto a população prioritária total é de quase dois milhões. O resultado deixa o Ceará com o quarto pior índice do País. No Brasil, a imunização alcançou 30% do grupo prioritário.


Esse resultado é preocupante, pois a doença é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.  A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, etc. Nos casos mais graves, geralmente, há necessidade de hospitalização. Em relação às gestantes, o risco de complicações é muito alto, principalmente no terceiro trimestre de gestação, mantendo-se elevado no primeiro mês após o parto.


O contágio ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Mas para que esse incômodo seja evitado é necessário receber a dose da vacina Influenza Trivalente, que protege contra a Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B (sazonal).


Poderão receber a dose única da vacina crianças de 6 meses a 5 anos de idade, trabalhadores da área da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras categorias de riscos clínicos. Esses grupos prioritários poderão receber a dose da vacina de 8h às 17h, nos postos de saúde do município.


Apesar de ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento, em algumas pessoas, após a aplicação da vacina, isso não deve ser motivo para não se vacinar. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário