sexta-feira, 29 de maio de 2015

Parque Botânico será reinaugurado na próxima segunda-feira




 

O Parque Estadual Botânico do Ceará será reinaugurado no dia 01 de junho de 2015, dentro da Programação alusiva a Semana Nacional do Meio Ambiente. Localizado no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, às margens da CE-090, no Km 3, o Parque Botânico é um grande atrativo para quem gosta de estar em contato com a natureza.

Uma reserva natural de 190 hectares, rica em vegetação de tabuleiro, tem como objetivo proteger a flora e a fauna local, servir como amostra dos ecossistemas cearenses, através da introdução de outras espécies; manter um campo de produção de mudas florestais nativas; propiciar condições de atividades de educação ambiental; e incentivar a pesquisa.


O Parque foi criado em 1998 pelo Governo do Estado e é administrado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). As instalações conta com centro de visitantes, auditório, salão de exposições, cantina, quiosques para piqueniques, orquidário, horto de plantas medicinais, viveiro de mudas e 6 km de trilhas.


Em levantamento preliminar, foram encontradas mais de 182 espécies vegetais e 63 espécies de aves. O Parque conta ainda com uma produção de mudas e outros cultivos de plantas medicinais.


O Parque Botânico é aberto a visitação pública com função educativa e recreativa, fomentando a cultura ecológica e propiciando à população um local de lazer e recreação de cunho cultural, com informações sobre a fisionomia botânica do Ceará.


A visitação dos grupos é precedida de uma explanação sobre o Parque e projeção de filmes educativos, seguidas de uma caminhada através das trilhas, para observação da vegetação existente. Ao longo das trilhas, as espécies estão devidamente catalogadas com placas de identificação.


Programação:

01 de junho /segunda-feira – Reinauguração do Parque Estadual Botânico do Ceará
09:00 -09:30 – Coral da Semace
09:30 – 10:00 – Apresentação dos índios Tapebas – Dança do Torém
10:00 – 10:30 - Cerimonial de abertura, com a participação do Secretário do Meio Ambiente ( Sema) - Artur Bruno; autoridades, parceiros e sociedade civil.
10:30 – 11:00 – Entrega de Certificados de Parcerias.
11:00 – 12:00 – Coffe Break.

Nenhum comentário:

Postar um comentário