domingo, 31 de maio de 2015

STDS vai capacitar mais 7.500 chefes de famílias

Após assegurar a capacitação de 12 mil jovens neste ano, por meio do projeto Primeiro Passo, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) anuncia novas oportunidades de qualificação profissional para mais 7.500 adultos, chefes de família do interior cearense. O lançamento de 390 novas turmas do Projeto Criando Oportunidades para 2015 será feito na próxima terça-feira, 02 de junho, pelo titular da STDS, Josbertini Clementino, na sede da Pasta, em Fortaleza. O Projeto Criando Oportunidades já contabiliza 38.848 formandos em todo o Ceará, no período de 2008 a 2014.


O projeto oferecerá capacitações nas áreas de apoio educacional, ambiente, saúde e segurança, controle e processos industriais, gestão e negócios, hospitalidade e lazer, informação e comunicação, infraestrutura, produção cultural e design, produção alimentícia, produção industrial e recursos naturais. Os cursos estão distribuídos em 11 áreas ocupacionais, com carga horária mínima de 80 h/a e máxima de 100 h/a, de acordo com a necessidade de cada tipologia.



Público Alvo

O público prioritário do Criando Oportunidades é formado por mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria; pessoas a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas sócio educativas e LGBTT.


As turmas serão formadas com 20 alunos, que serão capacitados para desenvolver competências técnicas específicas compatíveis com a
vocação, a potencialidade e a situação socioeconômico de cada município. Na solenidade de lançamento das turmas de 2015, serão  assinados termos de adesão com as secretarias Estaduais da Justiça e Cidadania (Sejus), da Fazenda (Sefaz) e com a Secretaria de
Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza (Setra).



Como funciona o Projeto

O Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda preconizada pelo Governo do Estado do Ceará, articulada com outras políticas públicas, na perspectiva do fortalecimento da cidadania e ampliação das oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho, abrangendo todo o Estado do Ceará.


Data: 0 2 de junho (terça-feira)
orário: 9 horas
Local: Auditório da STDS ? Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

*Mais informações: Projeto Criando Oportunidades ? 3101.1558 / 7805


29.05.2015

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / 85 3466.4898)

Nenhum comentário:

Postar um comentário