sexta-feira, 23 de março de 2018

Prefeito participa de encontro para planificação da atenção à saúde

Nesta sexta-feira (23/3), o prefeito Naumi Amorim participou, ao lado do secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, da reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional (CIR). Em pauta: o debate sobre a planificação da atenção à saúde na região que abrange Caucaia e outras seis cidades que compõem a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O encontro também contou com a participação de representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e de gestores dos demais municípios. “Essa integração é muito importante para que a gente possa discutir a saúde não só de Caucaia, mas de toda a região. Essa área é prioridade na nossa gestão e esse esforço vai viabilizar melhorias na nossa assistência”, declarou Naumi. 
De acordo com Moacir Soares, a planificação na esfera da Atenção Primária já é uma realidade em Caucaia. “Nós já começamos a planificação nas nossas Unidades Básicas de Saúde com a formatação de unidades-modelo. Entramos agora num debate sobre o segundo momento desse processo, que é a integração com a Atenção Especializada”, explicou o secretário.
Uma das principais pautas debatidas foi a implantação de um modelo de atenção às condições crônicas. Segundo estimativa do Conass, Caucaia conta com aproximadamente 74.758 pessoas que sofrem de hipertensão e outras 24.104 com diabetes.
De maneira geral, o Sistema Único de Saúde detecta apenas cerca de 30% desses hipertensos e diabéticos nos serviços de saúde. A preocupação, segundo avalia o órgão, está em identificar esses indivíduos e viabilizar a estratificação de risco e o tratamento adequado para cada condição. 
O modelo em que a Atenção Primária faz a captação desses casos é fundamental para evitar complicações e óbitos, além de reverter indicadores. É o que defende o secretário executivo do Conaass, Jurandi Frutuoso. “Temos que fortalecer a Atenção Primária e fazer esse link com a Atenção Especializada em um trabalho organizado em que a APS funciona com os processos de trabalho bem definidos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário