quinta-feira, 22 de março de 2018

Conheça os 11 indicadores que serão avaliados para Caucaia ganhar certificação

Para ganhar o Selo Unicef, Caucaia precisa fazer uma grande mobilização do poder público e da sociedade civil. É preciso reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes. Tudo isso levando em consideração 11 indicadores definidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Esses indicadores demandam ações diretamente das secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (SME) e Desenvolvimento Social (SDS). Todas as pastas, no entanto, estão mobilizadas para a execução de políticas públicas integradas pelos próximos três anos.
A maioria dos indicadores requer esforço concentrado da SMS. Os técnicos da saúde municipal terão de lidar com crianças com até um ano de idade sem registro civil; crianças menores de cinco anos com peso alto para a idade; nascidos vivos de mulheres com idade entre dez e 14 anos; gestantes com sífilis; investigação de óbitos de mulheres em idade fértil; óbitos infantis investigados e mortalidade por causas externas entre crianças e adolescentes de dez a 19 anos.
A SME lida com dois importantes indicadores: taxa de abandono do Ensino Fundamental e distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental. Já a SDS atua mais diretamente com: percentual de crianças na escola e com Benefício de Prestação Continuada (BPC), adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e percentual de crianças com até um ano de idade sem registro civil.
“Alguns indicadores podem parecer simples à primeira vista. Mas nenhum é possível de resolver por questões meramente administrativas ou técnicas. Todos têm conotações sociais que precisam e devem ser consideradas. Para o nosso projeto, toda e qualquer criança e adolescente importa”, afirma a articuladora do Selo Unicef em Caucaia, primeira-dama Erika Amorim.
Ela lança oficialmente no próximo sábado (24/3) o Projeto Xodó, plano de ação que reúne as 87 medidas que serão implementadas pela Prefeitura entre 2018 e 2020 para Caucaia ganhar a certificação. “Essa é uma cidade de gente trabalhadora e vencedora. De um povo que merece ser reconhecido e merece dias melhores. Caucaia precisa ser vista de novo pelo resto do mundo como um lugar onde crianças e adolescentes são respeitados. É por isso que o Selo é tão importante”, acrescenta Erika.
OS 11 INDICADORES.
Percentual de crianças com até um ano de idade sem registro civil
Taxa de abandono do Ensino Fundamental
Percentual de crianças na escola e com Benefício de Prestação Continuada
Percentual de crianças menores de cinco anos com peso alto para a idade
Percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 e 14 anos
Percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado
Percentual de óbitos investigados de mulheres em idade fértil
Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental
Percentual de óbitos infantis investigados
Taxa de mortalidade por causas externas entre crianças e adolescentes (10-19)
Percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no TRE

Um comentário:

  1. I simply want to tell you that I’m all new to blogs and truly liked you’re blog site. Very likely I’m likely to bookmark your site .You surely come with remarkable articles. Cheers for sharing your website page.

    Best Dental Clinic in Mylapore
    All on 4 Dental Treatment
    Painless Dental Treatment
    Laser Root Canal Treatment In Chennai

    ResponderExcluir