segunda-feira, 26 de março de 2018

Definidos os 80 componentes dos núcleos de cidadania; posse será dia 13

A criação dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes chegou nesta segunda-feira (26/3) a um novo patamar. Estão definidos os nomes dos 80 representantes que comporão os Nucas, uma das principais medidas do Projeto Xodó, o plano de ação formulado pela Prefeitura para Caucaia ganhar o Selo Unicef.
Todos os adolescentes são estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino. Eles foram selecionados por professores, coordenadores e diretores por terem perfil de liderança e engajamento na mobilização e representação da juventude caucaiense.
Cada Nuca é formado por 16 adolescentes. Serão cinco núcleos funcionando em escolas municipais: Nair Magalhães Guerra (Sede), Economista Rubens Vaz (Jurema), Helena de Aguiar Dias (Praia/Garrote), Maria de Lourdes Rocha (BR-020) e Alice Moreira (BR-222).
“Os Nucas vão ser espaços onde os jovens vão poder nos dizer qual caminho devemos tomar, quais prioridades devemos ter... Eles vão estar à frente dos processos da gestão referentes a eles”, explica a articuladora do Selo Unicef em Caucaia, primeira-dama Erika Amorim.
Definidos os nomes, o próximo passo será a posse dos representantes. A cerimônia acontecerá em 13 de abril, data na qual comemora-se o Dia do Jovem. A Praça do Anfiteatro sediará a solenidade. O espaço foi escolhido por ter se tornado um verdadeiro ponto de encontro da juventude após a revitalização feita pela Prefeitura com a inauguração da primeira Areninha do Povo.
Conforme determina o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os Nucas devem promover atividades alusivas a oito áreas. São elas: esporte para desenvolvimento; alimentação saudável e redução da obesidade; lei da aprendizagem; segurança na Internet; educação para a cidadania democrática; busca ativa de jovens fora da escola; saúde sexual e reprodutividade, e enfrentamento ao racismo e à desigualdade de gêneros.
Com a instalação de cinco Nucas, Caucaia terá a maior rede de núcleos de cidadania para adolescentes do Ceará. Para a emissão do Selo, o Unicef determina a obrigatoriedade de apenas um Nuca.
O SELO
O Selo Unicef é uma certificação internacional expedida a gestões municipais que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes. Caucaia está há pelo menos oito anos sem o prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário