domingo, 25 de março de 2018

Projeto Xodó é lançado em manhã de serviços e brincadeiras no Grêmio

A Prefeitura de Caucaia promoveu na manhã deste sábado (24/3) o lançamento oficial do Projeto Xodó, uma mobilização para o município ganhar o Selo Unicef. A certificação é expedida há 16 anos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância a administrações engajadas em reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes.
A cerimônia reuniu lideranças locais, representantes de entidades e parlamentares numa manhã de prestação de serviços e brincadeiras. “Nós estamos aqui lutando por um selo perdido em 2009. Mas para ganharmos novamente precisamos melhorar a educação, a saúde e vários outros serviços. E nós não temos medido esforços para isso. Podem ter certeza de que Caucaia vai ser uma antes e uma depois da nossa gestão. Vamos fazer uma Caucaia melhor. Uma Caucaia que todo mundo merece”, disse o prefeito Naumi Amorim.
Articuladora do Selo Unicef em Caucaia, a primeira-dama Erika Amorim enalteceu a mobilização que está sendo feita em todas as secretarias municipais para a Prefeitura conseguir melhorar os 11 indicadores avaliados pelo Unicef na liberação da certificação. Eles perpassam principalmente as pastas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, mas demandam empenho de toda a gestão municipal e apoio da população.
Por isso, o Projeto Xodó é composto por 87 ações intersetoriais. Elas serão executadas e acompanhadas até 2020. Trinta delas já estão em andamento. As 57 demais serão implementadas até o fim do ano. “O momento é de união. É de darmos as mãos. Muita gente já faz diferença no lugar onde está. Mas o que mais podemos fazer? Como mais podemos ajudar? Precisamos fortalecer projetos para que haja engajamento das famílias pras nossas crianças se sentirem abraçadas. Esse é um trabalho que a Prefeitura não faz sozinha. Ela precisa da ajuda da população”, disse Erika Amorim.
Ela enalteceu a importância de crianças e adolescentes estarem na escola. “Nós precisamos ter um olhar especial e de inclusão pras nossas crianças, independente de qualquer característica delas. Crianças e adolescentes precisam de amor. Nós vivemos no nosso estado hoje dados alarmantes que precisamos reverter. E eu acredito que o ingrediente principal é o amor”, acrescentou a primeira-dama.
Representando o Unicef, a assessora da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), Marcelha Pinheiro, reforçou a necessidade do envolvimento popular na mobilização em prol do Selo. “O compromisso é de todos. Mas certamente o compromisso começa na gestão. O compromisso do prefeito e da primeira-dama são importantes para que todo o município entenda que o trabalho do Selo é reduzir desigualdades. Mas nós costumamos dizer que não se trabalha pra se ganhar o Selo. Se ganha o Selo porque e fez bem o seu papel de defender e garantir direitos. O município inteiro é responsável. Nós desejamos muito voltar aqui pra festejar o sucesso e a certificação de Caucaia.”
O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Caucaia, vereador Mersinho Gonçalves, elogiou a escolha da primeira-dama Erika Amorim como representante do Município na busca pelo Selo. “Não teria nome melhor para encabeçar essa mobilização. E o Legislativo está à disposição para ajudar a Prefeitura no que for. Porque nós entendemos que a garantia de direitos tem que fazer parte do nosso dia a dia.”
Já o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), professor Evando de Sousa, alertou para a importância de as secretarias municipais trabalharem de forma integrada durante todo o processo de conquista do Selo. Até 2020, portanto. “Fico muito feliz por termos uma gestão comprometida com a causa da criança e do adolescente em Caucaia. É muito importante termos essa gestão engajada na defesa de direitos.”
A solenidade de lançamento oficial do Projeto Xodó para Caucaia conquistar o Selo Unicef contou ainda com a presença do representante da Câmara Federal, deputado federal Domingos Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário