sexta-feira, 13 de julho de 2018

Saiba onde encontrar vacina contra o HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível provocada por vírus que atacam as mucosas genital, oral ou anal de mulheres e homens. São diversos os tipos dos vírus e alguns deles estão associados aos cânceres de colo de útero, vagina, vulva, pênis, orofaringe e boca.
A principal forma de transmissão do HPV é a relação sexual sem proteção. Mas, além do preservativo, há uma outra importante arma contra a doença: a imunização.
Pertencente ao Calendário Nacional de Imunização, a vacina quadrivalente é aplicada em meninas e adolescentes com idade entre nove e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), e em meninos e adolescentes entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
As doses estão disponíveis em todas as 46 salas de vacinas localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caucaia. Em 2017, 8.729 pessoas foram imunizadas e, de janeiro a maio deste ano, foram aplicadas cerca de 1.600 doses.
“O ideal seria se o município conseguisse atingir um índice maior. Por isso, precisamos que a população compreenda a vacina como uma grande aliada na prevenção do HPV”, avalia Luiz Moura Júnior, coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário