segunda-feira, 23 de julho de 2018

Secretaria de Saúde debate ações de prevenção ao sarampo

Livre do sarampo desde 2016, o Ceará volta a temer a reintrodução da patologia diante do crescimento do número de casos registrados especialmente na região Norte do país. Em Caucaia, embora não existam notificações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já se prepara para enfrentar a possibilidade.
Em encontro nesta segunda-feira (23/7), coordenadores e gerentes de diversos setores do órgão estiveram reunidos para debater o tema e elaborar um plano de prevenção ao sarampo.
“Buscamos nos antecipar e traçar estratégias para barrar a entrada do sarampo aqui no município”, explica o coordenador de Vigilância em Saúde, Adriano  de Souza.
A principal ação já definida pela SMS diz respeito à imunização infantil. Uma campanha nacional está prevista para iniciar no próximo dia 6, com a sensibilização para a vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças de 1 ano até menores de 5 anos devem ser vacinadas, mesmo que já tenham tomado a vacina. A meta é vacinar 95% do público-alvo e a mobilização deverá se estender até o dia 31 de agosto.
Pessoas que têm dúvidas sobre o calendário vacinal já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, pois a SMS já está intensificando os trabalhos nas salas de vacina. Ainda esta semana, a coordenação de Imunização, em parceria com a coordenação da Atenção Primária, vai promover reuniões com enfermeiros e técnicos de enfermagem para alinhamento das informações e condutas adotadas para a campanha de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário