terça-feira, 14 de agosto de 2018

Advogados são homenageados em sessão solene na AL

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, na tarde desta sexta-feira (10/08), em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado anualmente em 11 de agosto. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio e foi requerido pelos deputados Leonardo Araújo (MDB) e Bruno Pedrosa (PP), subscrito pelos deputados Audic Mota (PSB), Carlos Felipe (PCdoB) e Fernanda Pessoa (PSDB).
O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Audic Mota, elogiou a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil, em especial, da Seccional do Ceará, a qual, segundo ele, é parceira permanente dos trabalhos legislativos realizados na Casa.
“A Mesa Diretora e o conjunto de deputados têm feito o possível para que todas as ações, pleitos e o convívio da advocacia e da OAB/CE tenham sempre, de maneira individual e institucional, o respeito, o encaminhamento e o lugar devidos em uma Casa parlamentar, uma Casa do Povo. O poder constituído nos obriga, na verdade, a que tenhamos essa missão”, destacou o parlamentar. Audic Mota ressaltou ainda que, sem o trabalho dos advogados, seria impossível que a Assembleia discutisse tantas pautas sociais, como tem feito nos últimos anos.
O advogado Paulo Franco Rocha de Lima lembrou de diversos embates realizados na Assembleia dos quais a OAB/CE participou, como a luta contra a lei que aumentava “de forma exorbitante” as custas processuais. “A Ordem dos Advogados participou, de forma altiva, da discussão com os senhores deputados, com a presidência desta Casa indo, inclusive, ao Poder Judiciário e ao Supremo Tribunal Federal para fazer valer a garantia de acesso à Justiça e ao Poder Judiciário para todos os cidadãos cearenses”, frisou.
Funcionária da OAB/Ceará, Jamila Lima Simões agradeceu o reconhecimento e comentou sobre a felicidade de trabalhar na instituição. “A gente fica muito tempo lá mesmo, e não conta horário, porque a gente ama trabalhar lá”, salientou.
Segundo o presidente da OAB/CE, Marcelo Mota Gurgel do Amaral, a história da instituição é voltada para a valorização da advocacia e o fortalecimento da classe, sem nunca esquecer os pilares da democracia e da cidadania. “Cabe a nós, advogados e advogadas, demonstrarmos o pilar de fortaleza, de obediência à Constituição Federal, que é nosso porto seguro, porto e farol, de onde jamais devemos nos afastar por um só instante”.
Marcelo Mota relembrou ainda da luta contra a extinção de grande parte das comarcas existentes no interior do Estado. “Não somente a OAB saiu vitoriosa, quem saiu vitorioso foi o povo do Estado. Esse projeto retirava o direito de 700 mil cearenses de terem em suas cidades a dignidade e a importância de ter um fórum”, enfatizou. O presidente da OAB/CE ainda fez a entrega de carteiras profissionais a 21 novos advogados presentes à solenidade.
O evento homenageou o presidente da Subsecção Região Metropolitana de Fortaleza (OAB/RMF), Raphael Pessoa Mota; o ex-presidente nacional do Conselho Federal da OAB Francisco Ernando Uchoa Lima; o conselheiro da OAB/CE, Reginaldo Vilar Fontenele de Albuquerque; o vice-presidente da OAB/RMF, Djacir Ribeiro Parahyba Neto; as funcionárias da OAB/Ceará Jamila Lima Simões, Maria do Livramento das Chagas e Ticiana Costa Pereira, além de 15 advogados que prestigiaram o evento.
Também participaram da solenidade o vereador de Fortaleza, Benigno Júnior (PSD-CE); a secretária-geral da OAB/CE, Christiane do Vale Leitão; Tiago Asfor Rocha Lima, juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e Emanoel Girão Roberto de Castro Pinto, promotor de Justiça do Ministério Público.
BD/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário