terça-feira, 21 de agosto de 2018

700 professores são capacitados para cultura de paz

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta terça-feira (21/8) o programa de formação e mentoria do Sistema Ludis de Educação Socioemocional, lançado em junho com o objetivo de estimular a formação de uma cultura de paz dentro do ambiente escolar de Caucaia.
Setecentos professores, coordenadores e diretores de escolas estão tendo acesso ao treinamento. Junto com o grupo gestor de cada unidade de ensino, eles implantarão gradativamente as estratégias previstas pelo sistema para o Fundamental I (do primeiro ao quinto anos).
“O ambiente escolar precisa ser acolhedor em todos os aspectos. E os professores cumprem um papel fundamental nessa missão. Por isso, eles precisam estar preparados para a promoção da paz e para lidar com o mais variado tipo de situação”, diz a titular da SME, professora Lindomar Soares.
O Sistema Ludis trabalha com valores e com emoções, demonstrando a possibilidade de que manifestações e reações emocionais podem ser administradas positivamente.
A prática do sistema está focada no primeiro ano do Ensino Fundamental por ser este o momento em que a criança começa a se perceber e a perceber a existência do outro.
A partir desta semana, as escolas começam a trabalhar com os instrumentos do sistema e contarão com duas mentorias, trocando experiências e apresentando propostas. A esse acompanhamento se seguirá mais uma formação onde novos instrumentos serão apresentados aos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário