quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Comitê realiza primeira reunião oficial

O Comitê de Enfrentamento ao Câncer de Mama realizou, na tarde desta quarta-feira (22/8), sua primeira reunião oficial. Legitimado no último dia 8 por meio de portaria municipal, o grupo está em fase de elaboração da linha de cuidado. 
Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico da situação do câncer de mama em Caucaia, que vêm seguindo uma curva ascendente de mortalidade. De 2010 a 2016, foram 189 óbitos. O município oferece atualmente 900 mamografias por mês, mas a procura pelo serviço não atinge o número total. 
“Hoje podemos dizer que lançamos o desafio. Temos três aparelhos de mamografia e podemos fazer o melhor uso disso. Nós já aumentamos a oferta de exames e o absenteísmo ainda é alto, mas estamos caminhando para mudar essa realidade”, destacou o secretário municipal de Saúde Moacir Soares. 
O encontro contou com a presença da referência no assunto para o Estado do Ceará, o oncologista e presidente do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), Luiz Porto. O médico participou do debate e falou sobre os desafios para evitar as mortes pela doença. “Caucaia tem equipamentos para as mamografias e mastologistas, mas precisa aumentar o leque de envolvimento dessas mulheres.”
O Comitê Municipal é composto por 24 representantes, entre membros e suplentes, mas as reuniões serão abertas à sociedade. Elas acontecerão todas as quartas-feiras, às 14 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 
“É nessas reuniões que planejaremos ações a curto, médio e longo prazo. O nosso intuito é diminuir as mortes por câncer de mama no município”, explica a presidente do colegiado, Lilia Maria Von Kostrisch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário