sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Qual é o Tom do Ceará apresenta o cantor e compositor Berg Meneses

O programa Qual é o Tom do Ceará, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebe neste sábado (01/02), às 12h, o cantor e compositor Berg Menezes.
Ele é natural de Recife, Pernambuco. O artista migrou para Fortaleza aos oito anos de idade e começou a aprender música com o pai, no cavaquinho e no violão, e ouvindo as histórias da escola de samba de agricultores da carnavalesca Várzea Alegre, no Ceará.
Em 1995 o artista ingressou na Orquestra de Sopro do Colégio Piamarta, em Fortaleza, onde ficaria por alguns anos tocando saxofone. No ensino médio,  que cursou no então Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ceará (Cefet/CE), começou a estudar violão e canto, tendo concluído o curso Técnico em Música. Tempos depois decidiu cursar a graduação em Música durante o período em que atuou na sua primeira banda, a Relicário.
A banda ficou ativa por cinco anos, de 2006 à 2011, tendo se apresentado em casas de show em Fortaleza e em alguns programas de TV. Berg lançou dois EPs, um DVD e um videoclipe.
Durante a faculdade, Berg Menezes formou em 2012 a banda “Os Coadjuvantes”, atuante até 2015 e que também rendeu apresentações, videoclipes e um EP.
Em 2013 e 2014 lançou também dois EPs solo, “Imperfeito” e “Vagabundo”, produzidos de maneira independente e com perfis bem diferentes da sonoridade que iria mais tarde caracterizar seu som.
Em 2016 lançou seu primeiro álbum, “Pedra”, produzido pela Mocker Discos e por ele próprio. O disco sintetizou a carreira do compositor com gêneros bem variados mas com um pé firme na sonoridade noventista.
Ainda em 2016 lançou o álbum  “Pedra” que circulou em festivais na cidade como o Ponto.CE, Garage Sounds, UFC de Cultura, e venceu na categoria “Melhor Banda” o festival Noia do Audiovisual em 2016.
No ano seguinte, o artista participou do tributo nacional à banda mineira Pato Fu chamado “O mundo ainda não está pronto”, gravando a canção “Um ponto oito”.
Em 2018, gravou o segundo álbum com o título “Qual é a sua Revolução?”, onde falou dos dualismos da existência e das revoluções internas e externas a que somos chamados a fazer parte. E no mesmo ano participou ainda do tributo ao cantor Guilherme Arantes, chamado “Das verdades que eu sabia”, cantando a faixa “Meu mundo e nada e mais”.
O programa Qual é o Tom do Ceará vai ao ar aos sábados, a partir das 12h, com apresentação e produção da jornalista Ian Gomes. A reprise é apresentada nas quartas-feiras, às 23h.
LV/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário