quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Inesp amplia acervo digital e participação em grandes eventos em 2019

O Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), em balanço das ações realizadas em 2019, destaca a participação em grandes eventos do estado e a ampliação da disponibilização do acervo do Instituto em formato digital.
O diretor Executivo do Órgão técnico que assessora a Assembleia Legislativa por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado, João Milton Cunha, ressalta que as ações “reafirmam institucionalmente o  compromisso político do Inesp com a cidadania, o Poder Legislativo e a sociedade, visando sempre à qualificação e efetividade do parlamento cearense”.
Dentre as atividades realizadas  no último ano, ele destaca a participação inédita do Instituto em dois grandes eventos: XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará e a terceira edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios.
Também foi realizada a confecção e a distribuição dos Boletins Inesp, elaborado mensalmente no formato painel, que reúne dados e informações técnicas e científicas das áreas social, infraestrutura e econômica, relacionando o desempenho da União, do Estado e dos 184 municípios cearenses.
A disponibilização do acervo do Instituto em formato digital é apontada como um marco da atual gestão pelo presidente do Instituto. Com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso às publicações do Inesp, o Órgão disponibiliza em 2019 os livros publicados em formato PDF na plataforma do site da Assembleia Legislativa do Ceará, além de o cartão/cartaz QR Code e o cartão/biblioteca digital.
Com o cartão/cartaz QR Code, é possivel, por meio de um aparelho celular, fazer o download da publicação através da leitura do código QR disponível em cartão ou cartaz impresso. Já com o cartão/biblioteca digital, o conteúdo é compartilhado virtualmente via whatsapp e/ou e-mail. Clicando na imagem da obra (ou das obras, no caso da biblioteca digital) a pessoa faz o download e acessa o material de forma digital.
Outro projeto de destaque foi o Programa de Formação de Assessoria Parlamentar, proposta de qualificação vinculada ao Inesp em parceria com as Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa, organizada em função de temas e/ou referências teóricas, metodológicas e operacionais em diversas plataformas de aprendizagem. O objetivo é contribuir com a capacitação dos grupos de Assessoramento Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Fruto de parcerias que o Inesp firmou em 2019, foi realizado, ainda, o Seminário de Efetividade da Gestão Municipal, uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE).
O Seminário certificou os municípios cearenses com melhor desempenho na oferta de serviços e políticas públicas para a sociedade, a partir da metodologia do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que avalia 7 indicadores finalísticos (Cidades Protegida; Educação; Gestão Fiscal; Governança em Tecnologia da Informação; Meio Ambiente, Planejamento e Saúde).
Já para o ano de 2020, João Milton Cunha planeja personalizar a forma que o Inesp presta assessoramento parlamentar na Casa. “Um dos objetivos para este ano é, a partir do perfil dos parlamentares, fornecer dados de interesse temático, regional e municipal do deputado, buscando qualificar o desempenho parlamentar,” afirmou.
PE/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário