quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Comunidade Tapeba recebe nova Casa de Farinha Pixilinga


O prefeito Naumi Amorim participou nesta quarta-feira (22/1), ao lado do secretário-executivo do Desenvolvimento Agrário do Ceará, José Leite Gonçalves Cruz, da solenidade de entrega da nova Casa de Farinha da Comunidade Indígena dos Tapebas, localizada no Capuan.
Naumi enalteceu que o equipamento beneficia varias famílias de muitas regiões do município. “Agora, o trabalho dos agricultores vai render mais. Esse espaço vai dar mais agilidade ao serviço e garantir um acréscimo de renda às localidades de Jandaiguaba, Sobradinho, Ponte, Capoeira, Trilho, Lagoa I, Lameirão, Capuan, Jardim do Amor e Lagoa dos Tapebas”, listou o gestor.
Já o representante do Governo do Estado enalteceu que “por tradição, os tapebas sempre plantaram muita macaxeira e mandioca”. “Os novos equipamentos permitirão agregar mais valor à produção, com mais tecnologia e mais vendas. Desta forma, vai melhorar a renda da população local”, disse José Gonçalves.
Liderança indígena, Weibe Tapeba destacou que a comunidade tem um grande número de agricultores com duas áreas coletivas de plantio de macaxeira e mandioca. “Os agricultores agora escoam o excedente com os novos equipamentos e processo de mecanização. O novo espaço garante condições de eles terem uma produção em larga escala. Vai ajudar os agricultores da toda região.”
A Casa de Farinha recebeu novas instalações elétricas e teve o sistema hidráulico restaurado. O espaço conta agora também com novos e modernos equipamentos para a fabricação do produto. A obra é parte do Projeto São José III, do Governo do Estado, e tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e o bem estar das comunidades rurais.
Kilvia Tapeba, presidente da comunidade Tapeba, enaltece a parceria entre os órgãos públicos e o sonho da casa de Farinha reestruturada. “Há mais de 20 anos esperávamos por este momento. Agradecemos a todos este sonho sendo realizado.”
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário