quarta-feira, 8 de abril de 2020

Abrigos começam a receber kits de combate ao coronavírus doados por defensores

Os 21 abrigos que acolhem crianças e adolescentes em Fortaleza já estão recebendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados por defensores públicos cearenses. A expectativa é de que as entregas sejam concluídas nesta segunda-feira (6/4).
Caixas com 2.200 luvas e 200 frascos de 500ml cada de álcool em gel compõem o primeiro lote de produtos. Nos próximos dias, os equipamentos receberão máscaras e 42 unidades de sabão antisséptico (com 5 litros cada). Os produtos foram adquiridos pela Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpec) em parceria com o Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), da Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE).
Os EPIs são fundamentais para o trabalho dos quase 600 profissionais desses abrigos. Muitos dos adolescentes e crianças acolhidos nesses espaços – com os quais os profissionais têm contato direto – têm comorbidades, são acamados e são bebês. Todos esses são considerados grupos de risco para o novo coronavírus (Covid-10), conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Soubemos que as unidades estavam com dificuldade de acessar esses produtos e que a Prefeitura abriu processo para fornecimento desses insumos, mas que, quando chegassem, seriam prioritariamente para hospitais. Como os profissionais das equipes técnicas dos abrigos saem para suas casas, há risco também de contaminação dessas crianças e adolescentes. Por isso, a garantia desses EPIs é tão necessária e emergencial”, explica a titular do Nadij, defensora Ana Cristina Barreto.
IDOSOS
Até a próxima quarta-feira (8/4), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) também receberão doações – essas, fruto de parceria do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) e do Núcleo do Idoso, ambos da DPGE, com a Adpec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário