sexta-feira, 3 de abril de 2020

Deputados destacam ações contra Covid-19 e lamentam morte de empresário

Os deputados enalteceram, durante a 3ª sessão deliberativa extraordinária do Sistema de Deliberação Remota (SDR) da Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (03/04), as ações do Governo do Estado para combater a disseminação do coronavírus no Ceará.
O deputado Fernando Santana (PT), que presidiu a sessão plenária desta sexta-feira, agradeceu aos parlamentares pela participação na sessão deliberativa remota e destacou o trabalho dos servidores da Casa, que estão viabilizando a realização dessas sessões. O parlamentar ressaltou o trabalho do Departamento Legislativo e da equipe de tecnologia da informação. "Esses servidores estão prestando um grande serviço à sociedade cearense", pontuou.
O deputado Walter Cavalcante (MDB) parabenizou a sensibilidade do governador do Estado ao lidar com a situação atual e avaliou que as ações do Ceará estão corretas. Ele lamentou ainda a dificuldade em obter insumos e equipamentos de proteção individual para os profissionais que atuam na área da saúde, afirmando que não há falta de recursos, até porque a AL, com a aprovação do estado de calamidade pública, permite que o Governo realize as compras sem tanta burocracia.
O deputado Marcos Sobreira (PDT) destacou as ações do Governo do Estado e da AL para a suspensão dos cortes de energia que vinham acontecendo, assim como o passo além ao aprovar que mais de 534 mil famílias sejam beneficiadas com a isenção das contas de energia durante os meses de pandemia. Ele comentou ainda a isenção dos serviços de água e esgoto, afirmando ser necessário levar tal ação para os municípios que têm sistemas próprios. O parlamentar citou também a possibilidade de reabertura do Refis, que permitiria aos empresários custear despesas, manter vínculos empregatícios e conseguir crédito no mercado.
Já o deputado Osmar Baquit (PDT) chamou a atenção para os bancos, que, segundo ele, “lucram bilhões e bilhões”, mas não querem protelar o pagamento das contas dos clientes, que tiveram aumento do consumo de energia, água e alimentação com a quarentena. O parlamentar também criticou o presidente Jair Bolsonaro pela “falta de liderança” durante a pandemia do coronavírus e lamentou que a Bahia tenha perdido 600 respiradores para os Estados Unidos.
Para o deputado Delegado Cavalcante (PSL), falta reconhecimento por parte dos parlamentares aos investimentos do presidente Jair Bolsonaro no Ceará neste momento de pandemia. O deputado destacou que a Presidência da República enviou mais de 80 ambulâncias ao Estado, no entanto não foi comunicado à população que a medida foi iniciativa do Governo Federal. O deputado comunicou ainda que o Executivo Federal liberou mais de R$ 16 bilhões para estados e municípios como compensação dos valores investidos pelos entes no combate à Covid-19, por meio de Medida Provisória assinada na última quinta-feira (02/04). 
O deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP) citou a Bíblia para dizer que, assim como Deus usou o Rei Ciro para abençoar o povo, também poderá usar o presidente Jair Bolsonaro e o governador Camilo Santana para abençoar o Brasil e o Ceará. Ele convocou toda a população para participar de um dia de jejum no próximo domingo (05/04), proposto pelo presidente Bolsonaro. O deputado também pediu apoio ao governador Camilo Santana para ajudar, com a isenção da conta de água e de energia, os templos religiosos, casas de recuperação e associações de caridade que estão fechados.

MORTE DE EMPRESÁRIO
Durante a sessão, os deputados também lamentaram a morte do empresário João Fujita (“Capitão Fujita”), liderança da área de construção civil no estado do Ceará. Fujita estava internado há dias em UTI, sob suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
Em razão da morte de Fujita, a Assembleia aprovou um requerimento que solicita voto de pesar pelo falecimento do empresário, de autoria do deputado Sérgio Aguiar (PDT).
O deputado Bruno Pedrosa (PP) lamentou a morte do Capitão Fujita e ressaltou a contribuição do empresário ao Ceará, apoiando requerimento do deputado Sérgio Aguiar (PDT). O parlamentar comentou ainda que tem recebido demandas de empresários de diversas áreas, que estão sendo encaminhadas ao Governo do Estado para cuidadosa avaliação. O deputado Walter Cavalcante (PP) também foi solidário ao requerimento.
BD/JM/LV/SA/WR/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário