Todas as 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) de Caucaia voltaram nesta semana a realizar atendimentos de rotina de maneira presencial. Como forma de evitar aglomerações nas unidades, todas as consultas são agendadas previamente. Para isso, o paciente deve comparecer à uaps ou entrar em contato com a agente comunitária de saúde (ACS) da área para realizar a marcação da consulta.
Nesta primeira fase de retomada dos atendimentos de rotina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está priorizando grupos considerados prioritários, como pacientes hipertensos, diabéticos, crianças, pessoas com transtornos mentais, tuberculose e hanseníase.
“Graças a um conjunto de ações, estamos, agora, reduzindo os casos de Covid-19 em nosso município, o que nos dá segurança para retomar, tomando todos os cuidados possíveis, nossas consultas de rotina de forma presencial para acolher bem a nossa população que precisa de atendimento médico”, comenta o prefeito Naumi Amorim.
Alguns serviços ofertados pela rede municipal de saúde, como o de prevenção ginecológica, segue com atendimento reduzido, com disponibilidade de 50% do agendamento. Já o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) opera com 80% dos atendimentos individuais. O setor de imunizações e o acompanhamento de pacientes sintomáticos da Covid-19 continuam com 100% de cobertura.
Ainda na fase 1, atendimentos odontológicos serão realizados somente em casos de urgência, assim como os pré-natais considerados de alto risco, que devem ser agendados com a coordenação da uaps.
Clínica do Homem
No último dia 26 de junho, a Clínica do Homem retornou com as consultas eletivas de forma presencial, obedecendo os protocolos de higiene recomendados pelos organismos nacionais e internacionais de saúde.
As consultas são agendadas pela Central de Regulação da SMS a partir do encaminhamento do médico feito após atendimento em uma uaps. Outra forma de agendamento é presencialmente, mas apenas para quem já é cadastrado na clínica e precisa de consulta de retorno.
Entre as especialidades ofertadas pela Clínica do Homem estão dermatologia, endocrinologia, neurologia, urologia e cardiologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário