terça-feira, 16 de julho de 2013

ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES AMBIENTAIS DA JUREMA

Sobre nós

Há quatro anos os catadores de recicláveis do Distrito da Jurema, na cidade de Caucaia/Ce, começaram a se organizar, cansados de serem explorados pelos donos de depósitos e ferros velhos e discriminados pelo poder público. Trabalhadores marginalizados pelo sistema social. Era assim que a comunidade via a classe dos Catadores de Materiais Recicláveis. E foi por sentir o peso da discriminação que surgiu a necessidade destes trabalhadores se organizarem e lutarem por respeito e políticas públicas no Município de Caucaia.
Os encontros se sucederam e o resultado deste empenho foi a criação da ASSAAJ, Associação dos Agentes Ambientais da Jurema, sediado há quatro anos no Distrito da Jurema. O objetivo da instituição é cobrar dos governantes, políticas públicas em prol destes trabalhadores. Além disso, buscar a valorização do trabalho através do alcance da cadeia produtiva, criando um canal com as indústrias de recicláveis.
Apoiados pelo Lar Fabiano de Cristo, Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, Rede Estadual de Catadores, Fórum do Lixo e Cidadania, esses trabalhadores tem agora um espaço importante para debates e troca de experiências, a fim de consolidarem a luta em defesa de seus direitos, abrindo caminhos para a cooperação, onde a coleta e processamento sejam instrumentos de melhoria ambiental e de inclusão social, com participação de gestores públicos, empresários e catadores.
O Município têm apresentado avanço positivo, com apoio de governantes e sociedade mas ainda é fragilizado pois ainda falta uma efetivação da parceria entre prefeitura e catadores. A ASSAAJ realiza esporadicamente, palestras nas escolas da comunidade, eventos, campanhas. O fortalecimento da classe é fator determinante para a organização dos trabalhadores e para a busca de respeito e reconhecimento. Percebemos hoje que os associados trabalham com maior reconhecimento e respeito de diversos setores da sociedade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário