quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pronatec em Caucaia investe em capacitação para alcançar progresso

Em Caucaia o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), programa do Governo Federal coordenado pelo Governo do Estado, através do SENAI, SENAC e IFCE leva às 42 mil famílias inscritas no Cadastro Único cursos como os de auxiliar administrativo, manicure/pedicure, operador de caixa, almoxarife, promotor de vendas, operador de tele atendimento, montador e reparador de computadores, instalador e reparador de redes, eletricista industrial, pedreiro, pintor de imóveis dentre outros.
Os trabalhadores e trabalhadoras que num período de dez anos irão receber o seguro desemprego pela terceira vez também fazem parte do público do Pronatec.
O objetivo do programa é facilitar o acesso dos brasileiros a cursos técnicos e profissionalizantes, para estudantes, trabalhadores e desempregados. “Das salas de aulas saem profissionais capazes de atuar em suas áreas de formação”, é o que garante o professor do curso de eletricidade automotiva do Senai, Erlinque Gonçalves. “O curso não é básico, mas não chega a ser avançado. É intermediário com 180 horas. Eles saem capacitados para atuarem no mercado, tanto em concessionárias quanto oficinas de bairros. Tenho muitos ex-alunos atuando no mercado”, comemora Erlinque que orienta alunos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Caucaia.
Erlinque é instrutor de duas turmas, sendo a do período da manhã com 10 alunos e a tarde com 13. O número não é maior por se tratar de regra do programa para garantir a máxima qualidade na assistência. Tanto cuidado garante a aceitação e procura de novos interessados ao aprendizado. Que o diga o auxiliar de lubrificação, Francisco Alisson. O jovem de 22 anos chegou ao curso por meio de indicação de amigos que já haviam passado pela capacitação.
“Alguns amigos fizeram o curso e falaram muito bem. Fiquei curioso e procurei o Cras para fazer. Procurei uma área que me identificasse melhor e me inscrevi no de eletricidade automotiva. Embora já esteja trabalhando pretendo procurar algo voltado para o curso que posso dizer que é completo, nos impulsiona e deixa seguro para atuar”, ressalta Alisson.
Para os interessados em participar das aulas do Pronatec no município, é preciso ficar atento ao prazo das inscrições. Para matrícula é obrigatória apresentação de original e xerox dos documentos de Identidade, CPF, Comprovante de endereço atualizado(água ou luz), Certificado de escolaridade (frente e verso) ou declaração atualizada, cartão bolsa família, Declaração emitida pelo CRAS om o nº do NIS. Em caso do aluno ter entre 16 e 17 anos deve apresentar ainda xerox do RG e CPF do responsável.
Fonte: Jornal Grande Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário