quarta-feira, 17 de julho de 2013

CAUCAIA: SEIS ENTIDADES SÃO ESCOLHIDAS PARA TEREM PROJETOS SOCIAIS FINANCIADOS POR EDITAL


 criancas.jpg     Seis entidades com finalidade social de Caucaia serão contempladas por um edital de autoria do Ministério Público do Estado do Ceará em parceria com o Poder Judiciário. Lançado em abril deste ano, o edital tinha o objetivo de selecionar projetos sociais no Município para serem custeados com verbas advindas da transação penal. Nesta quarta-feira (17), será realizada a primeira reunião entre as instituições escolhidas. O encontro ocorre a partir das 10h30min, na Promotoria do Juizado Especial de Caucaia (Rua Presidente Getúlio Vargas, 251, Centro).
  
     Foram vencedoras as seguintes entidades: Projeto Cotolengo Cearense, Lar Beneficente Clara de Assis, Fundação Perpétua Magalhães (Funpem), Abrigo Domiciliar Clodoaldo Gomes Martins Filho, Projeto Social Zada e Centro de Assistência Social e Profissional Taciano Rocha Pontes (Casp). Cada uma delas terá um projeto financiado e receberá mensalmente uma verba para a execução das atividades durante o período de um ano. Depois desse tempo, será aberto um novo edital para contemplar outras instituições.

    A iniciativa partiu dos membros ligados ao Juizado Especial Cível e Criminal da comarca, especialmente do promotor de Justiça Hugo José Lucena de Mendonça e da juíza Tereza Germana Lopes de Azevedo. O projeto foi formulado com base na resolução 154 do Conselho Nacional de Justiça, de 13 de julho de 2012, que define a política institucional do Poder Judiciário na utilização dos recursos oriundos da aplicação da pena de prestação pecuniária.
 
     Nesta primeira reunião, o objetivo é dar as orientações finais sobre como as entidades devem atuar na prestação de contas, dentre outras coisas. De acordo com o promotor Hugo Mendonça, um dos destaques é o trabalho desenvolvido pelo Projeto Zada, que, com a verba do edital, vai iniciar neste mês de agosto um curso de profissionalização voltado para adolescentes que praticaram atos infracionais. Com duração de um ano, o treinamento tem o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho como jovens aprendizes.

     Veja abaixo detalhes sobre os outros projetos que serão financiados pelo edital:

     Lar Beneficente Clara de Assis (Projeto Atleta Nota 10): tem a finalidade de promover as práticas desportivas, de forma a contribuir com a qualidade de vida, a integração social e a construção de valores morais e éticos de crianças e adolescentes da comunidade dos índios Tapeba, em Iparana. Sao 280 pessoas beneficiadas diretamente.

     Projeto Social Zada: tem a finalidade de capacitar adolescentes, principalmente aqueles que estão em situação de risco social, nas áreas de técnica em operações administrativas e assistente administrativo, proporcionando a inserção profissional. Ao todo 30 adolescentes que têm entre 14 e 18 anos são beneficiados.

     Projeto Cotolengo Cearense: tem o intuito de estimular o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência mental mediante acompanhamento multidisciplinar que engloba trabalhos psicossocial, psicopedagógico, fisioterápico, fonoaudiológico, dentre outros. Beneficia diretamente 120 pessoas.

     CASP Taciano Rocha Pontes (Projeto Plantando Paz): promove o acompanhamento de dependentes químicos e suas famílias, desenvolvendo atividades culturais e esportivas e acompanhando o histórico escolar dos participantes. Atende 80 beneficiados diretos.
 
     Funpem (Projeto de apoio à realização de atividades socioeducativas e culturais): atende pessoas com deficiência intelectual, auditiva ou física. São ao todo 164 crianças, adolescentes e adultos.
  
 Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário