sábado, 27 de julho de 2013

Juízes tomam posse como desembargadores no TJCE


Em solenidade na tarde de ontem, dois desembargadores foram empossados no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE). Designados em eleição no último dia 28 de junho, os juízes Raimundo Nonato Silva Santos, escolhido por merecimento, e Lisete de Sousa Gadelha, nomeada com base no critério antiguidade, são os mais novos integrantes da Corte. A cerimônia, realizada no Palácio da Justiça, contou com a presença de familiares, amigos e autoridades.

Raimundo Nonato Silva Santos e Lisete de Sousa Gadelha (à esquerda) são os novos integrantes do Tribunal de Justiça do Estado Foto: Tuno Vieira

Como prioridade, ambos os magistrados destacaram o intuito de dar celeridade aos processos judiciais. Em seu discurso de posse, Raimundo Nonato Silva agradeceu o reconhecimento e frisou o compromisso de exercer o posto em prol da população.

O juiz, que já atuou como diretor do Fórum da cidade de Sobral e como membro do Juizado da Infância e da Juventude do mesmo município, ressaltou que o seu principal objetivo é fazer com que a Justiça cearense dê respostas à sociedade com mais rapidez.

"Nossa meta maior é trabalhar de manhã, de tarde e de noite, até mesmo virtualmente em casa, de sorte que a gente baixe ao máximo o número de processos", garantiu Silva.

O desembargador recém-nomeado ressaltou que o Poder Judiciário no Estado passa por um bom momento nos últimos anos, em especial após a implantação do sistema virtual de gestão dos autos, ferramenta que permitiu agilizar a tramitação processual.

Em exercício há mais de 27 anos, a magistrada Lisete de Sousa Gadelha afirmou que, durante o novo ofício, buscará devolver à sociedade o convívio harmonioso e a garantia de direitos. "Minha prioridade é conceder bem-estar à coletividade. Como desembargadora, vou reexaminar uma decisão já estabelecida e ver se ela dá ao cidadão o direito postulado", pontuou.

Perante os colegas de profissão e o público presente na cerimônia de posse, Lisete destacou o papel relevante das representantes femininas no Tribunal de Justiça e exaltou o fato de ser a 20ª mulher eleita para a Corte. Expressou, ainda, gratidão pela honra e prometeu manter a postura correta em toda a atuação.

A magistrada também afirmou que, apesar dos grandes avanços, a Justiça tem muito a melhorar. "Se não precisássemos mudar, o povo não estaria indo à rua em busca de direitos básicos. Por isso, convido os colegas a minimizar a questão da morosidade processual que é o grande nódulo existente hoje", avalia Lisete.

Carreiras

Raimundo Nonato Silva Santos é natural de Juazeiro do Norte e ingressou na magistratura em 1992. Atuou como diretor do Fórum, juiz Eleitoral e juiz do Juizado da Infância e da Juventude em Sobral. No município, também fundou o Orfanato São Francisco, que abriga 25 crianças para adoção. Já em Fortaleza, presidiu Junta Eleitoral e foi criador da Coordenadoria de Mandados e auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.

Lisete de Sousa Gadelha exerce cargos na magistratura desde 1986, quando assumiu o posto de juiza substituta da cidade de Solonópole. Na Capital, serviu como juíza eleitoral e foi presidente da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais.


Discursos

"Nossa meta maior é trabalhar manhã, tarde e noite, de sorte que a gente baixe ao máximo o número de processos"
Raimundo Nonato Silva Santos
Desembargador

"Convido os colegas a minimizar a questão da morosidade processual, que é o grande nódulo existente hoje"
Lisete de Sousa Gadelha
Desembargadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário