sexta-feira, 12 de julho de 2013

RMF já tem 12 projetos para bairros planejados



Ainda inéditos no Ceará e em boa parte do Brasil, os chamados bairros planejados devem aportar na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em breve, segundo análise do conselheiro local da Associação de Desenvolvimento Imobiliário e Turismo (Adit), Irineu Guimarães. De acordo com ele, 12 empreendimentos já são planejados para a RMF por conta da demanda por moradia nas cidades que a compõem e também existência de áreas maiores.

Áreas no entorno do Cipp, como São Gonçalo do Amarante, estão entre as mais atrativas FOTO: ALEX COSTA

"Eu acredito que os municípios circunvizinhos como Euzébio, Aquiraz, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, entre outros, muito em breve vão ter bairros desse modelo, principalmente porque Fortaleza não tem mais terrenos grandes no entorno dela", analisou durante evento promovido na manhã de ontem pela Câmara Setorial Imobiliária.

A busca por dimensões maiores (pelo menos 100 hectares) para abrigar esse tipo de empreendimento deve-se ao conceito deles: oferecer, além de moradia e equipamentos públicos como escolas, espaços comerciais e de lazer, que propiciem aos moradores menos deslocamentos e mais qualidade de vida.

"Integrar os usos, seja residencial, comercial, institucional, lazer de forma que as pessoas não precisem se deslocar favorece o meio ambiente, reduzindo os deslocamentos, assim como reduz os custos para as pessoas", disse a titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) da Prefeitura de Fortaleza, Águeda Muniz.

Caucaia em evidência

Assim como o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Ceará (Creci-CE), Apollo Scherer, o presidente da CS Imobiliária, Paulo Angelim, também apontou a RMF como área mais propícia para abrigar os bairros planejados no Ceará e ainda apostou no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) como a mais atrativa aos investidores.

"Essa expansão urbana vai ocorrer dentro do nosso município porque ele que possui a maior área do Cipp e, por isso, nosso plano diretor está sendo atualizado para promover a ocupação sustentável", contou a titular da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia, Valdene Rifane.

Ela acrescenta que está estudando a realização de Parcerias Público-Privadas para a infraestrutura e métodos de otimização de licenças ambientais demandadas pelo setor imobiliário e da construção civil.

Características

Presente ao evento, o presidente da Adit, Felipe Cavalcante, destacou o grande período de maturação do empreendimento, onde o ativo deve, no futuro, estar mais valorizado, e aconselhou cuidado na tomada de créditos pelos investidores. Segundo ele, o marco regulatório para o setor é o principal foco da Adit em 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário