sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ministério Público quer suspender licença da empresa de Eike Batista no Porto do Pecém

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) recomendou, na terça-feira (10), que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) suspenda a licença de operação da esteira transportadora da Termoelétrica Porto do Pecém Geração de Energia S/A (MPX), pertencente ao empresário Eike Batista.
Fiscalização feita por órgãos ambientais do estado constatou que o funcionamento do equipamento tem provocado danos ao meio ambiente.
O Ibama e a Semace fizeram medições sobre a poluição do ar e sonora e evidenciaram que o equipamento pode causar danos tanto ao meio ambiente como à comunidade da região, por conta da dispersão de materiais e pelo nível de ruídos sonoros no descarregamento de dois navios com carvão mineral.
Diante da constatação, um Termo de Ajustamento de Conduta já foi firmado entre a Semace e a MPX viabilizando a utilização da esteira, com a condição de que a empresa apresentasse uma solução técnica para a resolução dos problemas verificados. O MPF não obteve informações sobre o procedimento.
Após receber denúncias de que o equipamento continua funcionando, o procurador Alessander Sales decidiu enviar a recomendação à Semace. De acordo com a recomendação do MPF, a operação da esteira deve ser suspensa até que a empresa tome as medidas necessárias para o adequado controle ambiental.
Fonte: Aqui CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário