segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Social em Ação: Dia do Idoso é tema de evento

A segunda edição do Social em Ação animou Caucaia na manhã deste sábado (30/9). Os serviços e atendimentos ofertados tinham como foco o bem estar da terceira idade, trazendo como tema o “Dia do Idoso”, comemorado amanhã (1/10). A ação, realizada no Cras Guadalajara, foi realizada pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

A importância de oferecer esse tipo de comemoração aos idosos foi salientada pela secretária de Desenvolvimento Social, Danielle Alexandre. “Essa faixa etária já contribuiu muito para o desenvolvimento e para o crescimento da nossa comunidade. Agora, devemos empoderá-los e incluí-los em diversas atividades. Eles devem se reconhecer ainda como pertencentes da sociedade”, pontuou.

Dentre os serviços ofertados à população, estavam consulta médica, atendimento da Vigilância Sanitária, atualização do cartão de vacinas, orientação jurídica, atendimento do conselho tutelar, atendimento do Cadastro Único, cadastro no Sistema Nacional de Empregos (SINE) Municipal, espaço de beleza (com corte de cabelo, barba e maquiagem) e mais. Para as crianças, oficinas de pintura, contação de histórias e cama elásticas garantiram a diversão.

Buscando oportunidades de trabalho, três Marias aguardavam ansiosas seus atendimentos. Maria Lucineide, Maria Zildete e Maria Iracilda estão fora do mercado de trabalho há alguns meses. Aproveitaram a oportunidade do Social em Ação para usufruir das orientações prestadas pelo Sine Municipal e pelo Balcão do Empreendedor. Maria Zildete já possuía destino ao sair da sala: emissão de RG. “Perdi os meus documentos. Hoje quero emitir uma identidade nova”, comentou.

TEIA DE SABERES

“É um projeto que reacende o desejo de viver no idoso, que contribui para um envelhecimento ativo, oferecendo práticas saudáveis e garantindo a autonomia de cada um”, explica Telma Diógenes, secretária adjunta de Desenvolvimento Social. Para isso, são desenvolvidas, em 10 Cras e em um Polo, diversas atividades lúdicas, como dança, artes, música e teatro. 

Na ocasião do Social em Ação, foi promovido o “1º Encontro do Bem Viver”, iniciativa do Teia de Saberes. “Aqui, os idosos atendidos pelos Cras estão passando por um momento de socialização, de integração. Estão se conhecendo, mesclando os grupos, confraternizando”, explica a gerente municipal de políticas para o idoso, Maria do Rosário Lima. Ela explica que diversos talentos já foram descobertos nos Centros. O momento agora é de treinar essas habilidades por meio de oficinas. “Após esse treinamento, nosso objetivo é promover uma grande festival de talentos em Caucaia no mês de dezembro, com os idosos em foco”, antecipa a gerente.

Cada idoso recebeu um kit com uma mochila, uma camisa e um squeeze. É o caso de Fátima Aparecida Ferreira, atendida pelo Cras Sede, que assistia a um número musical agarrada a sua garrafinha. Ela não poupa elogios quando fala do Teia de Saberes. “Esse projeto é maravilhoso. Ocupa e diverte a gente. O que eu mais gosto é de dançar”, comenta, rindo, a aposentada.

Cerca de 400 idosos estiveram reunidos em uma confraternização. O Teia de Saberes é um projeto apoiado pela Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário