terça-feira, 19 de novembro de 2019

Festival de Circo leva atrações internacionais a São Gonçalo do Amarante

Nos dias 22 e 23 de novembro o festival apresenta 15 atrações com espetáculos circenses. O acesso é gratuito.
Dentre artistas e companhias locais, nacionais e internacionais, 15 atrações circenses chegam a Praça da Matriz de São Gonçalo do Amarante para apresentações gratuitas nos dias 22 e 23 de novembro. Os espetáculos compõem a programação do 6º Festival Internacional de Circo do Ceará, que nesta edição já passou por Fortaleza (12 a 17), Aracati (15 e 16), Paracuru (19 a 21) e ainda segue para Itapipoca (24), somando mais de 80 espetáculos distribuídos entre as cidades.
Na sexta-feira (22) e no sábado (23) o Festival começa na Praça da Matriz às 18h, com a programação chamada VARIETÉ. Em cena, The Pambazos Bros (BRASIL/URUGUAI) com o espetáculo “Pakitos Cueca Cuela”, que mescla música com números de mágica, malabarismos, poesia e dançaLaClass Excêtrico (BRASIL/ARGENTINA) com “Circo Excêntrico”, espetáculo de humor, que utiliza dramaturgia cômica, a partir do teatro físico e técnicas circenses clássicas; Pauline Zoé (BRA/BÉLGICA) com “Esfera”, performance solo com várias modalidades circenses, como acrobacia aérea e dança acrobáticaValery Show (ARG) com “Red” um número de bambolês múltiplos com led e rede aérea com acrobacia em altura; e Companhia Fuoco di Strada (MÉXICO) com “La Familia Pastel” que conta a história de uma família peculiar com modos refinados costumes estranhos que questiona quais os reais laços que conectam uma família.
No sábado, dia 23, o Palhaço Satin (COLÔMBIA) promete fazer o público rir com “Amateur – O espetáculo de um palhaço amador”; Clap Clap Circo (URU/ARG) apresenta “Glup”, um trabalho circense de comédia física, bambolês e malabarismo; e Valentina Weingart y Rodrigo Vivallo (CHILE) participa do festival com “Sombras – Relatos del inconsciente”, espetáculo de tecido aéreo que busca representar as emoções como medo, prazeres, repressões e amores, que ocorrem com frequência, mas não conseguimos decifrar ou levar ao nível de consciência.
Das atrações nacionais, o município vai contar com o Circo Teatro Artetude (DF) em “O circo dos irmãos saúde”, espetáculo temperado com manobras acrobáticas e números de malabaresCirco Caramba com “Jerônimo Show”, onde o palhaço que acredita ser um showman leva o público a uma gostosa brincadeira demonstrando o talento dele como músico e artista circense, além de sua graça, destreza, dentre outras habilidades; Circênicos (DF) apresenta “Utopia”, espetáculo focado na investigação e experimentação de novas linguagens, composta por projeções de vídeos e animações e suportes associados à antiga arte da Magia; e a Dupla Gomesninow (RJ) estará em São Gonçalo do Amarante com “Cyrculo”, um número que mostra um jogo de perseguição entre os artistas e sua relação com um equipamento de equilíbrio, a roda cyr, criando um clima de suspense para o espectador.

Do Ceará, Mágico Jeffy (Fortaleza) apresenta “O Cortador de Legumes”, com sua guilhotina de braço mágica que corta, pica e tritura, mas que não faz nada disso se as palavras certas forem ditas. Para testar essa magia, o mágico precisará de alguém corajoso o suficiente para colocar o braço no instrumento. O grupo Dona Zefinha (Itapipoca/CE) traz “Ch@furdo”, com três irmãos que se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Pablo Bailoni e Sâmia Bittencourt, da Trupe de Dois (Fortaleza), encenam “El Fackir”, número inspirado nas práticas do faquirismo e supostas magias clássicas. Quem também marca presença no festival é a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante.
O 6º Festival Internacional de Circo do Ceará, financiado via Lei de Incentivo à Cultura, é apresentado pelo Atacadão, com patrocínio do Grupo DASS, Beach Park e Aninger. Parceria do SESC, e apoio institucional da Escola de Circo de Fortaleza, Vila das Artes, Instituto Iracema, Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Theatro José de Alencar, Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006). Agradecimento à Enel.  A produção é da Iluminura Produtora Cultural. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal.
SERVIÇO
6º Festival Internacional de Circo do Ceará em São Gonçalo do Amarante – Dias 22 e 23 de novembro, às 18h, na Praça Matriz (End: Av. Cel. Neco Martins, Centro, São Gonçalo do Amarante ). Informações: www.festivaldecircoceara.com/. Acesso gratuito. Contato: (85)9.8870-0007. festivaldecircoceara@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário