quinta-feira, 21 de novembro de 2019

UPA do Centro conquista requalificação junto ao Ministério da Saúde

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Luiz Nerys Nunes de Miranda, localizada no Centro de Caucaia, foi requalificada como UPA tipo III. Garante, com isso, verba federal mensal de R$ 250 mil.
Técnicos do Ministério da Saúde visitaram o equipamento no começo de novembro. A inspeção acontece a cada triênio. “Estamos funcionando adequadamente e garantimos recursos para manter a UPA no maior padrão de funcionamento por mais três anos”, diz o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares.
A UPA Centro registra uma média de 350 atendimentos por dia. Tem uma equipe de nove médicos. “São cinco médicos pela manhã e quatro pela noite, em plantão de 24 horas”, descreve Moacir.
Ele lembra que Caucaia contava com apenas uma UPA, cuja média mensal de atendimentos era de 3.800. “Hoje são duas UPAs devidamente equipadas e ambas do tipo III. Vale ressaltar que cada UPA registra aproximadamente 20 mil atendimentos por mês”, afirma o gestor.
As duas UPAs de Caucaia (Centro e Jurema, a maior do Ceará) registraram no primeiro semestre deste ano 118.483 atendimentos. Em comparação com a média mensal de 2018 (de 16,1 mil atendimentos), o montante representa um incremento de 18,6%. Ambas as UPAs recebem urgências e emergências de casos clínicos e pediátricos, aplicam medicações e fazem exames laboratoriais e de imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário