segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Mundial de Kitesurf movimenta economia no Cumbuco

Pela terceira vez consecutiva, a última etapa do Campeonato Mundial de Kitesurf na categoria estilo livre foi realizada na praia do Cumbuco, em Caucaia. Além de trazer os maiores nomes do esporte para a cidade, a competição também impacta no setor econômico. Gera mais renda, empregos, novos meios de hospedagem e expansão de serviços.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SetCult), Paulo Guerra, “durante a realização do evento os hotéis estavam praticamente sem disponibilidade”. Os seis dias de realização da competição também movimentaram setores estratégicos, como gastronomia, música, cultura, artesanato e lazer.
“Além de ser um meio transformador da economia local, o grande legado da competição também é manter Caucaia como a meca do kitesuf mundial. Aqui continua sendo o lugar preferido para a prática do esporte”, destaca o secretário Paulo Guerra.
O Cumbuco teve visibilidade internacional com a transmissão ao vivo do torneio, projetando a cidade como destino turístico inteligente. Um ponto forte do evento foi o cuidado com a sustentabilidade e o meio ambiente, com a promoção de ações socioambientais, como a limpeza prévia da área da estrutura montada na praia. A programação paralela agregou apresentação musical e atividades socioculturais, buscando a interação entre atletas e o público, além de mostras de artistas.
O título foi disputado por 32 atletas de 20 países. No masculino, o vencedor da sétima etapa da Liga Mundial foi o colombiano Valentin Rodriguez, de 17 anos, que superou o dominicano Adeuri Corniel, líder do circuito.
Já no feminino, a final foi disputada por quatro atletas. A cearense Mikaili Sol conquistou o título, acompanhada da brasileira Bruna Kajiya, que conquistou a segunda posição.
 
SUPERKITE BRASIL
O SuperKite Brasil faz parte do campeonato mundial organizado pela Global Kitesports Association (GKA). Aconteceu no Cumbuco entre os dias 18 e 23 de novembro. O evento tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Turismo; da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, do Sistema Verdes Mares e da Prefeitura de Caucaia.
 
RESULTADO
MASCULINO
1º Valentin Rodrigez
2º Adeuri Corniel
3º Liam Whaley
 
FEMININO
1º Mikaili Sol
2º Bruna Kajiya
3º Rita Arnaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário