quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Caucaia recebe nesta sexta (22) certificação do MPCE por Plano de Prevenção ao Suicídio

Caucaia será certificada nesta sexta-feira (22/11) pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) por criar e começar a implementar o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio. O prefeito Naumi Amorim participará da solenidade, que acontecerá na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.
A certificação decorre da adesão de Caucaia e outros 25 municípios cearenses ao projeto Vidas Preservadas, que visa a elaboração, desenvolvimento e execução de projetos voltados para a prevenção e posvenção ao suicídio. 
O primeiro Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio da história de Caucaia foi elaborado por técnicos da Secretaria de Saúde (SMS). Uma das propostas do é criar uma central telefônica para auxílio às pessoas com ideários suicidas.
Além do call center, Caucaia já desenvolve o “Salve Jovem”, projeto que leva profissionais às escolas da rede municipal de ensino para escutar e orientar os jovens.
Pesquisas apontam que 90% dos casos de suicídios não aconteceriam se familiares e parentes soubessem detectar os sinais que toda pessoa dá antes de cometer o ato e se a rede de saúde mental da cidade onde ela mora a acolhesse. Em 2018, Caucaia registrou o menor índice de autolesões fatais dos últimos nove anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário