sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Representatividade feminina nas eleições é destaque no Questão de Ordem

 


O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quinta-feira (17/12), entrevista a doutora em Direito e professora do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Raquel Machado. A convidada vai fazer uma análise da representatividade política feminina nas eleições de 2020 e apresentar o relatório da Transparência Eleitoral Brasil, onde atuou como observadora no 1º e 2º turnos das eleições municipais, em Fortaleza.

Apesar de representarem mais de 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado brasileiro, as mulheres ainda são minoria na política. Segundo o setor de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados até o dia 24 de novembro, foram eleitas 651 prefeitas (12,1%) contra 4.750 mil prefeitos (87,9%). Nas câmaras municipais foram eleitas 9.196 mil vereadoras (16%) contra 48.265 mil vereadores (84%).

Em mensagem divulgada nas redes sociais no dia 24/11, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, reforçou que, nas Eleições 2020, houve um aumento no número total de mulheres eleitas no primeiro turno, com mais de 50% de candidatas ao cargo de prefeito e vice-prefeito no segundo turno.        Raquel Machado é graduada em Direito, mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) e doutora em Direito, todos pela UFC. É professora adjunta da UFC, chefe do Departamento da Faculdade de Direito da UFC e coordenadora de Pesquisa do Ágora. É professora pesquisadora convidada da Faculdade de Direito da Universidade Paris Descartes e professora pesquisadora convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Firenze.

Produzido por Helenir Medeiros e apresentado pelo jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 19h30, com reprise de uma das atrações da semana na sexta-feira. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de segunda a sexta-feira, às 22h.

WT/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário