domingo, 2 de setembro de 2012

Caucaia: Candidatos na TV têm o desafio de empolgar eleitor

Mesmo com horário eleitoral pela primeira vez na TV, campanha segue forte na panfletagem e no boca a boca

Não será através da TV que o eleitor de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e de Sobral, a 250,3 km da Capital, vai escolher os preferidos para Legislativo e Executivo municipais. O horário eleitoral eletrônico, que vai ao ar, pela primeira vez na telinha nessas cidades este ano, não deve ser fator tão decisivo assim nessa disputa. Em Caucaia, o festival de candidaturas aparece pela TV Metrópole; em Sobral, pela NordesTV.

O sobralense ainda está resistente. Na casa da caixa de farmácia Erialba Brandão, os dez que moram com ela nunca assistiram aos programas que já são exibidos desde o último dia 21 de agosto. A fisioterapeuta Carla Ponte não ouviu nem comentário dos pacientes sobre o assunto. E o corretor de imóveis André Feijão diz que a campanha continua de verdade no boca a boca e na panfletagem. A atendente Mila Gomes só descobriu que o horário estava sendo transmitido na cidade quando um dos funcionários da ótica em que ela trabalha foi entrevistado para o programa de um postulante à Prefeitura.

Em Caucaia, o cenário não é tão diferente. A família do barman Márcio de Sousa desliga o aparelho enquanto os candidatos “prometem a mesma coisa”. Ele diz que vai ouvir música, e os outros sempre arranjam uma alternativa para fugir do “horário inconveniente”. A vendedora Neuma Ferreira nem sabia a que horas sintonizar.

Ainda assim, mais gente por lá tem acompanhado. “Você acaba tendo que ver, porque atrapalha uma hora do seu programa”, diz o gerente Alex Sousa. “Mas, na televisão, a imagem do candidato não é a verdade”, completa, afirmando preferir os eventos de rua, com o “olho no olho”. Incentivada por uma tia, a estudante Samara Uchoa já reparou duas vezes nos candidatos que falam na TV, mas “sem prestar muita atenção”. “Para algumas pessoas, a televisão pode mudar o jeito de escolher os candidatos”, acredita.
 
Sinal
“É difícil uma pessoa que use antena local. O sinal é muito ruim. A maioria dos cidadãos tem canal fechado ou parabólica – que não pegam a NordesTV”, explica Feijão a audiência quase inexpressiva em Sobral. Mas ele considera a novidade um jeito “bem mais abrangente” de mostrar propostas à população. Erialba concorda com o corretor. Para ela, a chance de analisar os candidatos pela TV facilita a vida dos eleitores – principalmente dos que moram nos distritos.

“Se sou do partido A, dificilmente irei à passeata do candidato B. Com a TV, você tem conhecimento das propostas dos outros partidos”, destaca Mila.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

Apenas seis cidades do Ceará têm horário eleitoral próprio exibido na TV. Entre elas, Caucaia e Sobral passaram a transmitir programação política este ano. A apresentação de propostas na TV não empolgou eleitores.
 
Serviço
 
Horário eleitoral de Sobral (NordesTV) e Caucaia (TV Metrópole)
Quando: das 13 horas às 13h30min e das 20h30min às 21 horas. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, é exibida programação eleitoral de prefeitos. Nas terças, quintas e sábados são transmitidos programas com vereadores.
Onde: NordesTV - canal 48. TV Metrópole - canal 26 UHF.

 o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário