terça-feira, 25 de abril de 2017

Mercado: obras emergenciais iniciam e durarão 45 dias

Durarão um mês e meio as obras no Mercado Municipal Juaci Sampaio Pontes autorizadas pelo prefeito Naumi Amorim na manhã desta terça-feira (25/4). Os trabalhos serão executados pela empresa Edmil Construções S/A. O equipamento precisou de intervenção emergencial após parte do teto desabar devido às fortes chuvas que caíram em Caucaia no fim de março.

O valor global do contrato é de pouco mais de R$ 750 mil. “Essa obra é muito importante para quem depende desse mercado. E ela vai ser feita pras pessoas terem condições de trabalhar. Todos os vereadores cobravam essa benfeitoria. A gente sabe que essa é uma reforma que não vai resolver o problema em definitivo, mas vamos trabalhar para ter dinheiro em caixa e fazer uma reforma grande para esse mercado não ser mais perigo para ninguém. O mercado hoje não é o mercado que as pessoas querem. E eu, como gestor, defendo um mercado bom e bonito. Um mercado de verdade”, disse Naumi Amorim.

Nos próximos 45 dias, toda a estrutura metálica do teto será retirada e as vigas de concreto serão revisadas e recuperadas. Malhas de ferro serão revitalizadas e a calha será impermeabilizada. Além disso, a caixa d'água receberá melhorias. E dois vãos antigos serão retirados e substituídos por novos.

O Mercado Juaci Sampaio Pontes concentra cerca de 600 permissionários. “Toda a administração está preocupada em proporcionar uma melhor qualidade de trabalho pra vocês (comerciantes) e uma melhor qualidade de vida pra população. Alguns permissionários queriam que essa obra tivesse começado 15 dias depois do desabamento. Mas a gente está tendo o maior cuidado para fazer as coisas legalmente. Por isso estamos começando agora”, pontuou o titular da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), Miguel Carolino.

JUREMA E MALVINAS
Além de liberar a execução das obras emergenciais para o Mercado Juaci Sampaio Pontes, o prefeito Naumi Amorim anunciou que a gestão já está licitando a conclusão do Mercado da Jurema. O equipamento começou a ser construído na gestão passada, mas nunca foi concluído. Assim, o espaço sequer chegou a abrir as portas para beneficiar a economia local, permissionários e moradores do entorno.
O Mercado das Malvinas, outro grande sonho do Centro de Caucaia, também deve ser finalmente viabilizado. Conforme o prefeito, a obra deverá ser executada em parceria com o Governo do Estado. Na próxima sexta-feira (28/4), Naumi Amorim terá audiência com o titular da Secretaria Estadual das Cidades, Jesualdo Farias, em Fortaleza, exclusivamente para tratar do assunto.

O espaço funcionava, mas foi fechado pela administração municipal anterior para reforma. A obra chegou a iniciar, boa parte da estrutura interna foi demolida e os permissionários foram todos retirados do local. Contudo, o projeto foi abandonado. “Vamos acolher a todos para que algumas pessoas que não podem trabalhar aqui (no Mercado Juaci Sampaio Pontes) possam trabalhar lá”, pontuou o prefeito.

Naumi lembrou de uma promessa de campanha feita aos permissionários e cumprida por ele logo no início do mandato, meses antes de o desabamento acontecer. “Prometi tirar a taxa (que os comerciantes pagavam à Prefeitura) e tirei. Uma taxa que era cobrada há anos. Um dia eu vou voltar a cobrar essa taxa. Mas só quando esse mercado for um mercado de verdade; só no dia em que ele oferecer conforto.”

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário