segunda-feira, 10 de abril de 2017

100 dias: Centro POP, um lugar de acolhimento e escuta

Uma sorte de mais possibilidades e inclusão está lançada a quem não tem acesso ao básico em Caucaia. Na manhã desta segunda-feira (10/4), o prefeito Naumi Amorim inaugurou as novas instalações do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua do município. Antes em funcionamento num espaço de pouca estrutura, o POP agora atende num imóvel novo.

São pelo menos 25 pessoas atendidas todo dia. Gente como o Francisco Emanuel Batista da Silva. Aos 27 anos e dependente químico desde os dez, ele encontra no Centro POP um lugar de certezas. “Minha família mora no Montese [bairro de Fortaleza] e virou as costas pra mim. Eu venho aqui todo dia de manhãzinha pra comer e tomar banho, e acabo passando o dia. Por enquanto, a gente ainda não pode dormir. Se pudesse, ia ser bom demais. Mas as pessoas são gente boa. Me tratam bem, como se eu fosse uma pessoa normal. E eu estou querendo uma vida digna, como um cidadão normal.”

A síntese do Emanuel retrata a política que a Prefeitura de Caucaia quer manter e ampliar com os serviços oferecidos pelo Centro POP. Existente há sete anos, o equipamento já atendeu a 508 pessoas em situação de rua. Oferece comida e acesso à higiene pessoal e a profissionais como assistentes sociais, pedagogos e advogados.

Em breve, o POP contará com atendimento psicológico. “Muita gente acha que a Prefeitura tem que começar com viaduto e grandes obras. Mas nós temos é que olhar para as pessoas mais necessitadas. Os mais pobres precisam de ajuda. E nós vamos ajudar. Não vamos medir esforços”, garantiu Naumi Amorim.

Só em março deste ano, o Centro POP atendeu a 82 pessoas em situação de rua diferentes e disponibilizou 531 atendimentos. Além de comida, higiene e apoio profissional, os beneficiários do equipamento têm acesso à retirada de documentação. Podem requerer RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e inserção no Programa Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuado, o BPC. “Essas pessoas vão chegar aqui e ter a certeza de que vão ter o que comer. E que vão poder dar a volta por cima, arrumar um emprego e mudar de vida”, acrescentou o prefeito, que anunciou a reabertura para breve do Restaurante Popular da Jurema. O espaço não funciona há sete anos.

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Caucaia, Danielle Alexandre, enalteceu o trabalho da equipe do POP, especialmente dos voluntários. “Não é um trabalho fácil. Requer muita coragem e dedicação ao próximo. Os usuários do Centro têm que ter sempre a esperança de que o amanhã pode e vai ser um dia melhor”, frisou.

Coordenadora do espaço, a assistente social Silvia Helena diz que o público atendido é majoritariamente masculino e em situação de dependência química. “Eles nos buscam porque querem comer e tomar banho, claro, mas principalmente porque se sentem seguros. E porque, antes de tudo, são ouvidos”, resume.

SERVIÇO
Centro POP de Caucaia.
Onde: rua Barão de Ibiapaba, nº 135, no Centro.
http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário