segunda-feira, 10 de abril de 2017

100 dias: retomada de obras da UPA da Jurema e entrega de posto no Potira

Cumprindo extensa agenda em comemoração pelos 100 primeiros dias de gestão, o prefeito Naumi Amorim assinou, nesta segunda-feira (10/4), a Ordem de Serviço para a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Jurema. O ato contou com as presenças da vice-prefeita Lívia Arruda, da secretária de Governo Erika Amorim, do titular da Secretaria Municipal de Saúde Moacir Soares, de representantes dos outros órgãos municipais, além de vereadores e lideranças comunitárias.

“Essa obra tem grande importância não só para o povo da Jurema, mas para toda a população de Caucaia. A partir do momento em que essa UPA começar a funcionar, a outra [no Centro] vai ter uma folga e a população vai ter um atendimento melhor”, afirmou o prefeito Naumi, lembrando que a UPA do Centro também vem concentrando esforços da nova gestão.

A unidade ganhou uma segunda sala de triagem, visando melhorias e mais agilidade no acolhimento dos pacientes, e estendeu o corpo de funcionários contratando 11 novos profissionais (dez enfermeiros e um médico). Os investimentos refletem no crescimento no número de atendimentos, que chegou a 91% em janeiro e fevereiro – em comparação com o mesmo período do ano passado.

A UPA da Jurema terá capacidade média diária de 250 atendimentos. “A unidade vai estar apta a funcionar 24 horas com seis médicos de plantão nas áreas clínica e pediátrica, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde”, frisou o secretário Moacir Soares.

Com valor orçado em R$ 1,7 milhão, a previsão é de que a obra seja concluída em 120 dias, prazo comemorado por quem, há muito tempo, espera ver a UPA funcionando na porta de casa. “A gente estava abandonado e a população está precisando do atendimento. Vai ser muito bom quando estiver funcionando e com médicos pra atender”, destacou a dona de casa Eliane dos Santos, moradora do bairro há quatro anos, que foi acompanhar de perto este momento.


Já a dona de casa Aurineide Cardoso não é vizinha da obra, mas comemora mesmo assim: “Eu não moro aqui, mas estava torcendo pra que isso fosse feito porque as pessoas precisam muito.”

Após a assinatura da ordem de serviço da UPA da Jurema, prefeito e comitiva seguiram para a Unidade Básica de Saúde Ednir Carneiro Galeno, no Parque Potira. Completamente reformado, o posto foi reinaugurado por Naumi. Conforme a SMS, o equipamento beneficia mais de 10 mil pessoas e já está atendendo à população.


Moradora do bairro, dona Edileuza Gomes levou a neta de um ano para consulta. “A gente já está vendo as mudanças. O posto está limpo e tem remédio”, disse, satisfeita.

Sabemos que já temos muitos avanços, mas o nosso desejo é de fazer muito mais. E temos pressa de resolver e dar respostas rápidas às pessoas. Queremos que todos sejam atendidos e bem recebidos”, reforçou a secretária de Governo. Erika Amorim ainda parabenizou e agradeceu o empenho do secretariado para alcançar as mudanças planejadas pela administração de Caucaia.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário