quinta-feira, 27 de abril de 2017

Serra da Rajada: Parecer que criará Unidade de Conservação Municipal começa a ser elaborado

O agricultor Francisco Fernandes Moura, morador da Serra da Rajada há mais de 60 anos, enche os olhos ao falar das belezas, riquezas naturais e possibilidades que a região pode oferecer a visitantes e moradores. "Aqui é um lugar que estava esquecido, mas creio que com a preservação vai melhorar. Nós bebemos água mineral, cozinhamos com água das nascentes e tomamos banho. Temos que a cuidar mais deste paraíso verde que poucos conhecem", defende. 

É pensando nesta unidade de preservação que durante toda esta quinta-feira (27/4) técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) visitaram as trilhas da Serra da Rajada, na localidade de Tucunduba.

A  trilha percorrida foi até a famosa Pedra da Rajada. A equipe explorou a região no intuito de encontrar atrativos relevantes para a criação da primeira Unidade de Conservação Municipal de Caucaia.

Segundo o coordenador da Célula da Conservação da Unidade Biológica da Sema, João Rafael, a trilha até a Pedra da Rajada é íngreme, mas esta dificuldade ajuda a preservar o espaço. "Mesmo assim, ainda encontramos rastros de lixo deixados pelas pessoas que acampam em cima da serra", relata.

A vegetação é remanescente de Mata Atlântica, com plantas epífitas como bromélias e orquídeas. Uma vegetação de altitude e exuberante. "Esperamos preservar mais esta área porque realmente precisa. Até na Pedra da Rajada encontramos pichações. Apesar de ser difícil chegar lá, existem pessoas que ainda destroem, Por isso que é preciso apreciar esta natureza em seu formato natural", conclui Rafael.

A Serra da Rajada tem um grande potencial turístico. Durante a visita técnica, pontos foram marcados por GPS para análise e posterior delimitação da futura área de preservação. Com a concretização da Unidade de Conservação Municipal, a região vai ter sua diversidade biológica melhor protegida, o processo de ocupação disciplinado e a sustentabilidade do uso dos recursos naturais assegurada.

Para dar continuidade ao parecer técnico, outras áreas da Serra serão visitadas nesta sexta-feira (28/4).

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário