A Prefeitura de Caucaia iniciou nesta quarta-feira (7/2) uma operação nascida da reivindicação dos moradores do Itambé. Equipes da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) começaram a limpeza da lagoa do bairro. A área não recebia uma intervenção do tipo há mais de dez anos.
Os trabalhos devem durar até 30 dias. Serão limpas tanto as margens quanto o espelho d’água. A limpeza consiste na capinação e retirada de lixo e dos aguapés que prejudicam a respiração dos peixes. Além de dez garis, a operação conta com uma retroescavadeira.
Morador do Itambé há 20 anos, Joel Rocha acredita que a limpeza da lagoa vai resultar na redução da quantidade de muriçocas e mosquitos. “Quando chega umas 17 horas, ninguém consegue ficar nas calçadas por conta dos mosquitos. Os aguapés são antigos e nenhum gestor público teve a sensibilidade de executar esta ação. Agora temos que agradecer.”
Para Geiciane Silva, a operação vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para quem mora no entorno da lagoa. Ela vive no Itambé há 30 anos. “Meus filhos gostam de brincar aqui e sempre adoeciam. Agora, com a limpeza, vou ficar mais tranquila.”
Moradora há dez anos em frente à lagoa, dona Lucimar de Oliveira Moura acredita que a limpeza é de extrema necessidade. “O mau cheiro e o lixo da lagoa eram lamentáveis. Além das muriçocas, até cobras causavam medo em todos nós. Agora espero só melhoras.”
Após a limpeza da Lagoa do Itambé, a Prefeitura levará a operação para as lagoas do Tabapuá, Capuan e Genipabu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário