quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Assembleia Legislativa comemora Dia do Economista em sessão solene

O Dia do Economista – comemorado anualmente no dia 13 de agosto – foi celebrado em sessão solene, na noite desta quinta-feira (16/08), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade foi solicitada pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT).
O parlamentar homenageou os presentes, citando três grandes economistas respeitados e sempre lembrados em todo o mundo: o escocês Adam Smith, o inglês Alfred Marshall e o brasileiro Celso Furtado. Sérgio Aguiar também apontou que o Brasil, diferentemente de muitos outros países em que a profissão não é regulamentada, tem buscado valorizar cada vez mais o economista. “O Brasil respeita muito a nossa profissão, graças ao empenho, a dedicação e a luta da categoria nas pessoas dos antigos e novos dirigentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Economia. Portanto, parabéns a todos. Unidos sempre seremos mais fortes”, ressaltou.
O economista e professor Paulo de Melo Jorge Neto saudou a família de Antônio Cláudio Ferreira Lima, homenageado “in memoriam”, enfatizando que o colega de profissão fazia parte de um grupo seleto de pessoas que possuía forte conhecimento da natureza humana e dos problemas sociais. Paulo de Melo comentou ainda sobre as disputas clássicas entre economistas causadas pelas tomadas de partido e defesas de diferentes visões de mundo. “Ou seja, ser um economista de verdade não é tarefa fácil, ter que compreender como tudo funciona e ainda estar do lado certo em um julgamento de valor não é tarefa fácil, e é isso o que nos torna tão especiais”, pontuou.
Para o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon/CE), Lauro Chaves Neto, a categoria tem adquirido cada vez mais importância na sociedade. “Quer seja na esfera pública, quer seja na esfera privada, o economista de verdade é aquele que tem uma boa formação em métodos quantitativos. Uma boa formação em história, sociologia e filosofia e, com isso, ele consegue entender o mundo. Entender o mundo real, onde as pessoas vivem, e entender o mundo real, onde as empresas se desenvolvem. E, com essa compreensão de mundo, os economistas ajudam a tomar decisões para desenvolver as empresas e os estados, as cidades e os países”, afirmou.
Receberam homenagens os economistas Jocélio Leal, Paulo de Melo Jorge Neto e Ricardo Aquino Coimbra. Também foi homenageado, “in memoriam”, o economista Antônio Cláudio Ferreira Lima.
Participaram da solenidade ainda os conselheiros do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Henrique Marinho e Pedro Andrade de Oliveira.
BD/AT

Nenhum comentário:

Postar um comentário