terça-feira, 5 de novembro de 2019

Aluna representará Caucaia em fórum internacional em São Paulo

Caucaia participará de mais um evento internacional na área da Educação. O município será representado por uma estudante da rede municipal de ensino no I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil.
Aluna da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Francisca Alves do Amaral, localizada no Metrópole, Ana Luiza Celestino Lira participará, de 15 a 17 de novembro, em São Paulo, desse projeto internacional articulado com as redes educativas da Unesco sobre a importância de conservar e promover os bens culturais e artísticos. A parceria com a Espanha deve-se ao fato de aquele país ser referência no assunto, com dez anos de experiência na promoção de fóruns do tipo.
Com o tema “Patrimônio Cultural Imaterial e Identidade”, o Fórum tratará de assuntos como: diversidade linguística; aprendizagem intercultural e valorização da diversidade cultural e do patrimônio; conservação e divulgação do patrimônio cultural; e desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis.
O objetivo é sensibilizar os jovens sobre o respeito, a admiração, a tolerância e a solidariedade entre as culturas, impulsionando o conhecimento e o respeito pelo patrimônio diversificado, a cultura e a contribuição dos indígenas e afrodescendentes para o desenvolvimento da sociedade.
Está prevista a participação de 90 jovens de escolas públicas e privadas do Brasil, integrantes da rede PEA (Programa de Escolas Associadas) Unesco. As atividades envolverão conferências e debates sobre patrimônio cultural imaterial; oficinas e degustação de comidas reconhecidas como patrimônio cultural e imaterial do Brasil e da Espanha (a dieta mediterrânea e a cozinha quilombola); visita ao Museu Afro Brasil e espetáculos de arte.
Caucaia foi escolhida para enviar representante ao Fórum por ser o município cearense com mais escolas associadas ao PEA Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário