quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Ministério faz inspeção na UPA Centro para requalificação do equipamento

Técnicos do Ministério da Saúde visitaram nesta quarta-feira (6/11) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Luiz Nerys Nunes de Miranda, localizada no Centro de Caucaia. A atividade teve como objetivo a requalificação do equipamento.
A visita acontece a cada três anos. “Foi constatado que estamos prestando um serviço com qualidade. O município obedece à portaria das UPAs”, afirma o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares.
A UPA Centro é tipo III (ou seja, possui o maior porte), registrando uma média de 350 atendimentos por dia com uma equipe de nove médicos.  “São cinco médicos pela manhã e quatro pela noite em plantão de 24 horas”, descreve Moacir. A visita foi para avaliar se a unidade está desenvolvendo as atividades com o seu perfil.
“Foi apenas para assegurar que continuamos como UPA tipo III. Apoio plenamente essa conduta da visita, porque as que não estiverem funcionando adequadamente são desabilitadas e perdem os recursos de custeio”, comenta Moacir.
Ele relembra que Caucaia contava com apenas uma UPA com atendimento mensal de 3.800 pacientes. “Hoje são duas UPAs devidamente equipadas e ambas do tipo III. Vale ressaltar que cada UPA registra aproximadamente 20 mil atendimentos por mês”, afirma o gestor.
Na última quinta-feira (31/10), a UPA Centro recebeu a visita de técnicos da Coordenadoria da Rede de Urgência Emergência da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) também para fazer vistorias. “Nessa avaliação prévia, foi exaltado que estamos plenamente dentro dos padrões de requalificação”, relembra Moacir.
As duas UPAs de Caucaia (Centro e Jurema, a maior do Ceará) registraram no primeiro semestre deste ano um total de 118.483 atendimentos. Em comparação com a média mensal de 2018 (de 16,1 mil atendimentos), o montante representa um incremento de 18,6%. Ambas as UPAs recebem urgências e emergências de casos clínicos e pediátricos, aplicam medicações e fazem exames laboratoriais e de imagem.
SERVIÇO
UPA DA JUREMA
ONDE: rua Poebla, nº 2.335, no Parque Potira.
 
UPA DO CENTRO
ONDE: rua Tobias Correia, s/n, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário