quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Nuca Quilombola da Serra da Rajada recebe capacitação da Comissão do Selo Unicef

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura promoveu nessa quarta-feira (13/11) mais uma capacitação no Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) localizado na comunidade quilombola da Serra da Rajada.
Técnicos das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e de Educação, Ciência e Tecnologia (SME) detalharam os oito desafios do Selo que envolvem os adolescentes. Trata-se do terceiro ciclo de formação na Rajada.
A comunidade tem sido fundamental para o cumprimento do Desafio 8, que trata de campanhas de combate ao racismo. “O Nuca Quilombola foi instituído em 2018 e vem transformando a vida dos moradores da Rajada”, ressalta o mobilizador dos adolescentes, Anízio Silva.
O objetivo destas capacitações é oferecer uma formação crítica aos membros do Nuca. Em agosto, a Comissão promoveu na Escola Yara Guerra debate com a população sobre o projeto de reformulação pedagógica da unidade e executou a primeira etapa da formação dos membros do Nuca.
 
DESAFIOS
Para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes até 2020, o Unicef propõe oito desafios temáticos. Para cada um, estabelece um conjunto de atividades que incluem: ação a ser realizada com os integrantes do Nuca; ação na qual os jovens convidem outros adolescentes para atuar em relação ao desafio temático; e ação junto à gestão municipal para estimular que as secretarias, a Câmara e demais instâncias governamentais abram-se para a participação cidadã de adolescentes.
 
OS OITO DESAFIOS DOS NUCAS
Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo 
Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade 
Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola 
Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet
Promover a educação para a cidadania democrática – #Partiu Mudar
Promover a inclusão escolar e a troca de saberes – Fora da escola não pode
Promover o direito à saúde sexual e saúde reprodutiva 
Promover práticas de enfrentamento ao racismo 

--
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário