segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Uaps do Itambé recebe ações alusivas ao Novembro Azul

Mais de 30 homens foram atendidos pela Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Francisco Ferreira da Silva, no Itambé, nesta segunda-feira (11/11) durante atividades alusivas ao Novembro Azul, movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata.
Enquanto aguardavam para atendimento médico ou ambulatorial, os pacientes receberam orientações sobre a doença. “As ações são voltadas para a conscientização da realização do exame. Por isso, além das palestras, fazemos a abordagem explicando a doença e principalmente as formas de prevenção”, conta Samara Gadelha, gerente da Uaps.
Com um café da manhã servido, os pacientes também foram submetidos a testes rápidos das hepatites B e C, além de HIV e sífilis, e assistiram a palestras sobre alimentação saudável e câncer bucal. “Chamamos de Sala de Espera Saudável. Enquanto aguardam atendimento, fazemos a abordagem educacional sobre diversas doenças e servimos uma alimentação balanceada”, diz.
As ações alusivas ao Novembro Azul acontecem ao logo de todo o mês nas Uaps e principalmente no Centro de Saúde do Homem. Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, o Centro atende a cerca de 100 pacientes por mês em consultas urológicas e este mês prevê triplicar o atendimento.
As consultas com médicos urologistas podem ser marcadas diretamente no equipamento sem necessidade de ficha de referência de alguma Uaps. A recomendação da SMS é de que homens a partir de 45 anos procurem o serviço. Em casos de fatores de risco, como obesidade e incidência de câncer de próstata na família, a recomendação é para a prevenção começar aos 40 anos.
SERVIÇO
CENTRO DE SAÚDE DO HOMEM
ONDE: rua da Consolação, nº 202, no Novo Pabussu, de 7 horas às 16 horas (de segunda a sexta-feira).


Nenhum comentário:

Postar um comentário