sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Conselheiros são empossados para 4 anos em defesa de crianças e adolescentes

Os dez conselheiros tutelares eleitos de Caucaia em outubro do ano passado foram empossados nesta sexta-feira (10/1). Eles terão quatro anos de mandato e atuarão em regime de dedicação exclusiva em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A posse aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), no Pabussu, e reuniu dezenas de lideranças políticas, vereadores e secretários municipais. “Estamos falando de um público que precisa de atenção extra. Nossa demanda é muito alta porque nosso território é muito grande. Mas todos os conselheiros que hoje assumem passaram por capacitações e estão preparados”, pontuou a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Danielle Alexandre.
Os dois conselhos tutelares de Caucaia (um na Sede e um na Jurema) são administrativamente vinculados à SDS. E também têm no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) uma importante plataforma para o acompanhamento de ocorrências.
“Todos nós temos uma missão. A de vocês é a de serem os protetores dos mais jovens. Serão vocês, conselheiros, a prestar um dos mais importantes serviços. E isso 24 horas por dia todos os dias de hoje até 2024”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Robério Benigno.
Presidente do Conselho Tutelar Sede, James Barros revela que os casos mais recorrentes nas duas unidades são de negligência. “A gente tem uma ótima parceria com o pessoal da Jurema e faremos o máximo para zelar pelas nossas crianças e pelos nossos adolescentes, que são prioridade absoluta das nossas leis. A gente trabalha em rede.”
Candidato mais votado na eleição do ano passado, Natanael Azevedo vai atuar novamente no Conselho Tutelar da Jurema. Ele comemora a possibilidade de Caucaia ganhar um terceiro equipamento, já instituído por lei pelo prefeito Naumi Amorim. O espaço funcionaria na região litorânea, cujas denúncias hoje são recepcionadas e acompanhadas pelos conselheiros da Sede.
“Seria um grande avanço. A atual gestão foi extremamente sensível em atender a essa solicitação dos conselheiros, que já vem de muitos anos. A região do litoral é muito carente. Tem, ao mesmo tempo, várias pessoas em situação de vulnerabilidade social e uma região de alto poder aquisitivo, o que acaba gerando diversas situações de violação de direitos”, pontuou Natanael Azevedo.
Para saber mais sobre as atribuições do conselheiro tutelar, clique aqui.
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário