Os estudantes da Educação Especial/Inclusiva da rede municipal de ensino têm os dias de hoje e amanhã, 14 e 15 de janeiro, para realizar suas matrículas nas unidades escolares que aderiram à greve dos professores em 2019 e, portanto, tiveram que estender o período de aulas para recuperar os dias letivos. O período de matrículas segue até o dia 31, confirme calendário disponível no portal da Prefeitura de Caucaia.
A dona de casa Janaína de Oliveira aproveitou para fazer a matrícula do seu filho Zaqueu, de 6 anos, no 1o ano do Ensino Fundamental. “Ele já estudava na Educação Infantil e agora vai para o Fundamental, vim logo garantir a vaga e ele já queria vir hoje mesmo pra aula”, conta sorrindo.
Segundo Janaína, o filho, que é autista, tem melhorado muito sua relação com as outras crianças depois que passou a estudar na escola Antônio Braga da Rocha. “Ele antes não gostava de brincar com outras crianças, agora já consegue se soltar mais”, afirma.
“As maiores conquistas começam na escola. É muito importante que a comunidade escolar esteja envolvida na nossa campanha de matrícula, pois estudar é um direito das crianças e adolescentes que fará toda a diferença no seu desenvolvimento no presente e no futuro”, afirma a Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação, Célia Coelho.
Para a matrícula, os alunos veteranos precisam procurar a secretaria da escola munidos da seguinte documentação: duas fotos 3x4 recentes, número do cartão do BPC (para quem é beneficiário), NIS do aluno, cartão de vacinação, cartão do SUS, atestado de saúde e, para os alunos com deficiência e transtornos psicológicos e/ou comportamentais, diagnóstico médico.
Já os alunos novatos devem apresentar registro de nascimento, duas fotos 3x4 recentes, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) do aluno, cartão de vacinação, transferência ou declaração escolar (alunos do Ensino Fundamental), número do cartão do BPC (somente para quem é beneficiário), cartão do SUS, atestado de saúde do aluno e, para estudantes com deficiência e transtornos psicológicos e/ou comportamentais, diagnóstico médico.
No caso da documentação estar incompleta, como a não apresentação da certidão de nascimento da criança no ato da matrícula, a Prefeitura irá garantir a vaga do aluno, conforme preconiza a legislação, mas fixará prazo para o documento ser entregue por pais e responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário