segunda-feira, 17 de maio de 2021

Associação Movimentos e SECULT-CE anunciam os selecionados no Festival Online Festa do Sol

 

Resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, o festival multilinguagens recebeu inscrições de mais de 1.400 trabalhos. A lista dos selecionados está disponível no site: www.festadosolce.com

 

A Associação Movimentos e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) anunciam os selecionados na convocatória do Festival Online Festa do Sol – Circuito de Artes, Cultura e Negócios Criativos do Ceará, que farão parte da programação artística e cultural de sua primeira edição. Foram mais de 1.400 produtos inscritos por mais de 890 artistas e coletivos, resultando na seleção de 179 trabalhos de 125 proponentes distribuídos em 31 cidades cearenses. A lista completa pode ser conferida no site oficial do evento, que acaba de ser lançado: www.festadosolce.com.

 

O festival online Festa do Sol é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. A realização é da Associação Movimentos, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

 

Trabalhos de artes visuais, circo, cultura popular tradicional, dança, fotografia, humor, literatura, música, performance e teatro vão compor a programação do evento nas categorias “Apresentações Únicas e Inéditas - Estreias/Lançamentos”, “Mostras de Repertórios ou Temáticas” e “Programa Festa do Sol - Circuitos de Artes e Culturas”.

 

Para a seleção, a Comissão de Curadoria do Festival mergulhou no universo dos inscritos, em profunda imersão, observando não só a qualidade artística das obras e outros critérios da convocatória, mas também suas peculiaridades, dificuldades, potencialidades, regionalidades e todas as características que fazem, de cada produto artístico, único.

 

A curadoria encontra na complexidade do diverso e plural recorte da cena cearense, verdadeiras obras artísticas de riqueza inigualável, evidenciada pelas produções que trazem contextos diversificados na trajetória de grupos e artistas, além de representarem modos distintos de estabelecer novas conexões e formas de existir num momento em que sofremos o maior desmonte das estruturas da cultura e nos permite, mesmo que minimamente, dar visibilidade a nossa arte, uma vez que a cultura é uma dimensão fundamental da sociedade.

 

“Realizar uma ação como essa é, no mínimo, viabilizar e fortalecer a cena cearense, com todo o seu potencial empreendedor e artístico, identificado especialmente por meio das 890 inscrições recebidas, somando mais de 1.400 produtos artísticos, que revelaram essa riqueza da nossa criação artística em sua diversidade e representatividade”, diz Dane de Jade, da SECULT-CE e Coordenadora de Curadoria do Festival Online Festa do Sol.

 

“Nosso Festival prima por manter o caráter artístico e cultural dos produtos, pensando na pulsante potência de estabelecer pontes entre artistas, obras e o que podemos fruir: memórias, ocupações, celebrações, ritos e, sobretudo, falar do aspecto humano e como sobreviver nessa controversa forma de olhar a cultura em tempos de pandemia como viés de transformação da humanidade”, diz Beth Fernandes, Coordenadora Geral do Festival Online Festa do Sol.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário