sexta-feira, 21 de maio de 2021

Questão de Ordem aborda os impactos da pandemia no cotidiano social

 

O programa Questão de Ordem da TV Assembleia (canal 31.1) destaca, nesta quinta-feira (20/05), às 19h30, os impactos da pandemia da Covid-19 no cotidiano social. Os entrevistados são os autores do livro “Ensaios da pandemia: o isolamento social entre caos e recriação da vida” e pesquisadores de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Cynthia Melo e Clerton Martins.

Com organização dos professores do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor (PPGP/Unifor), José Clerton de Oliveira Martins e Cynthia de Freitas Melo, e do doutorando da Universidade de Aveiro (Portugal), Francisco Welligton de Sousa Barbosa Junior, a publicação “Ensaios da pandemia: o isolamento social entre caos e recriação da vida” apresenta estudos e reflexões sobre várias dimensões da nova realidade mundial em meio à pandemia.

A obra é divida em duas partes: na primeira, enfatizam-se ideias sobre o “caos” que se instalou no cotidiano social; e na segunda, ideias sobre as resistências, enfrentamentos, ajustes e “recriações” frente ao caos que se apresentou.

A professora Cynthia Melo explica que o livro é composto por ensaios que trazem importantes reflexões sobre essa nova normalidade vivida durante a pandemia, caracterizada por desafios, dificuldades e lutos, mas, com sensibilidade, também abre uma discussão sobre as novas recriações e possibilidades, que convocam autocuidado, coletividade e ressignificação de vida.

Segundo o professor Clerton Martins, a pandemia e o seu consequente isolamento nos colocaram diante do desafio de que devemos entender o que é prioritário no existir. “E isso envolve qual tempo devemos priorizar, o que consumir, com quem é vital conviver e como, quais são nossas prioridades enquanto estivermos vivos e o que significa verdadeiramente convocar na vida enquanto esta vida for o que significa viver”, explica.

Cynthia Melo é psicóloga com doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É também bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPQ, atuando como professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor e coordenadora do Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde (LEPP – Saúde).

Clerton Martins é psicólogo e historiador, com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-doutor em Estudos do Ócio pela Universidad de Deusto/País Vasco (Espanha) e em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (Portugal). Também atua como professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor e é coordenador do Laboratório Otium – Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo.

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h30. O programa também é transmitido pela FM Assembleia (96,7MHz) de segunda a sexta-feira, às 22h.

BD/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário