domingo, 1 de abril de 2012

CPPL de Caucaia é liberada e visitas são retomadas

Por volta do meio-dia, após muita negociação, a Casa de Privação Provisória de Caucaia (CPPL) foi liberada, e as visitas puderam continuar normalmente.

Agentes prisionais da CPPL trancaram o local com cadeados e cancelaram as visitas aos presos durante a manhã deste domingo (1), causando revolta e tumulto entre os familiares do lado de fora do presídio.
Os agentes estavam amotinados no local em protesto para que o Governo do Estado cumpra o acordo de reajuste fechado com a Secretaria de Justiça. A Polícia Militar recebeu ordens para entrar nos presídios e em Caucaia foi impedida por conta da ação dos protestos. Após a manifestação, 25 agentes foram levados para a Delegacia Metropolitana de Fortaleza, tendo sido registrado BO, e em seguida, foram liberados.
A confusão do lado de fora da CPPL precisou ser contornada com uso de spray de pimenta e pelo menos duas bombas de efeito moral. As visitas ainda conseguiram derrubar um portão do presídio durante o tumulto e tentaram barrar a estrada que dá acesso ao local.
A presidente do Sindicato dos Agentes e dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará, Socorro Marques, esteve no local para negociar uma maneira de liberar as visitas ainda durante o domingo. Um dos agentes que está no local garantiu que não existe revolta por parte dos presos e a alimentação está sendo liberada.
No Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II, os agentes foram retirados pela Polícia Militar. No último sábado (31), Socorro Marques e um agente foram presos por volta das 16h30 enquanto protestavam em frente ao IPPOO II.
*Com informações do repórter Fernando Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário